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TítuloPost generator for social media based on emotions and personality
Outro(s) título(s)Gerador de posts para redes sociais com base em emoções e personalidade
Autor(es)Barbosa, Maria Laura de Araújo
Orientador(es)Novais, Paulo
Palavras-chaveNatural language processing
Post generator
Social networks
Twitter
Fake-news
Fact-checking
Emotions
Personality
Engagement
Processamento de linguagem natural
Gerador de posts
Redes sociais
Emoções
Personalidade
Envolvimento
Data19-Dez-2022
Resumo(s)Social networks are currently one of the main sources of fake-news dissemination. On the other hand, fact-checking agencies, which emerged with the aim of solving the problem of fake-news, find it difficult to spread their content on social media. The engagement of fake-news is considerably greater than that of fact-checking. This dissertation contributes to defining a set of heuristics applicable to fact-checking posts in mi-croblog environments, in order to increase their reach and engagement with the reader. The systematic review, inspired by the guidelines defined by Kitchenham, made it possible to identify the main strategies used in the dissemination of fake-news and fact-checkings on social media. The results showed that the dissemination and viralization of posts depends on two aspects: the dissemination strategy and the engagement strategy created with the reader. The first is outside the scope of study in this document. Regarding the second, the systematic review showed that the inclusion of emotions and personality in social media posts is an efficient strategy to improve reader engagement. Furthermore, engagement seems to depend on the type of language and elements that make up the post. Since we are working in the context of fake-news in which ethical limits are frequently tested and extrapolated, it is important to reinforce that the defined approach is ethically valid. In this sense, the course of the dissertation continued with the design and development of a Post Generator Algorithm based on emotions and personality capable of increasing the engagement of fact-checking posts. The algorithm was tested in an experiment carried out with twenty participants, where patterns were searched between the posts obtained by the algorithm and those created by the fact-checking journal Snopes and the interactions achieved in each of them. This experiment, carried out in a lab environment, proved the hypothesis that emotions and personality in Microblog posts increase user engagement with fact-checking posts.
As redes sociais são, atualmente, uma das principais fontes de difusão de fake-news. Por outro lado, as agências fact-checking, que surgiram com o objetivo de colmatar o problema das fake-news, têm dificuldade em difundir o seu conteúdo nas redes sociais. O alcance das fake-news é consideravelmente superior ao dos fact-checkings. Esta dissertação contribui para definir um conjunto de heurísticas aplicáveis aos posts de fact-checking em ambientes microblog, com o objetivo de aumentar o seu alcance e envolvimento com o leitor. A revisão sistemática, inspirada nas guidelines definidas por Kitchenham, permitiu identificar as principais estratégias utilizadas na difusão de notícias falsas ou de verificação de conteúdo nas redes sociais. Os resultados mostraram que a difusão e viralização de posts depende de duas vertentes: a estratégia de disseminação e a estratégia de envolvimento criada com o leitor. A primeira não faz parte do âmbito de estudo deste documento. Em relação à segunda, a revisão sistemática mostrou que a inclusão de emoções e personalidade em posts de redes sociais é uma estratégia eficiente para melhorar o envolvimento com o leitor. Além disso, o envolvimento parece depender do tipo de linguagem e elementos que constituem o post. Uma vez que estamos a trabalhar no contexto das fake-news em que limites éticos são testados e extrapolados com frequência é importante reforçar que a abordagem definida seja eticamente válida. Neste sentido, o curso da dissertação seguiu com a conceção e desenvolvimento de um Algoritmo de Geração de Posts baseado em emoções e personalidade capaz de aumentar o engajamento de posts de fact-checking. O algoritmo foi testado num experimento realizado com vinte participantes, onde foram pesquisados padrões entre os posts obtidos pelo algoritmo desenvolvido e os criados pelo jornal de fact-checking Snopes e as interações alcançadas em cada um deles. Este experimento, realizado num ambiente de laboratório, comprovou a hipótese de que emoções e personalidade em posts de Microblogs aumentam o envolvimento do utilizador com os posts de fact-checking.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Informatics Engineering
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84086
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

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