Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83776

TítuloMelhoria do processo de qualidade logística numa empresa do setor automóvel
Outro(s) título(s)Improvement of the logistics quality process in a company in the automotive sector
Autor(es)Peixoto, Hélder Miguel Ribeiro
Orientador(es)Sampaio, Paulo
Palavras-chaveDesempenho logístico
Gestão de reclamações
Melhoria contínua
Qualidade
Complaints management
Continuous improvement
Logistics performance
Quality
Data2022
Resumo(s)A indústria automóvel tem vindo a desempenhar um papel fulcral na economia mundial, sendo reconhecida como uma das maiores, mais diversas e influentes em todo o mundo. Para este setor, que desempenha um papel preponderante na criação de valor, é imperativo que as empresas inovem e apresentem novas estratégias, de maneira a manterem-se competitivas, bem como redirecionem a sua atenção para os processos, para melhorar o desempenho logístico e proporcionar ao cliente um produto ou serviço de qualidade e que, se possível, supere as suas expectativas. A presente dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho, e desenvolvida no Departamento de Logística da empresa Bosch Car Multimédia Portugal, S.A. A mesma centra-se na melhoria dos processos de qualidade logística com foco na diminuição do modo de falhas a nível interno, e paralelamente o cumprimento correto dos requisitos dos clientes e consequente diminuição do número de reclamações por parte dos mesmos. A metodologia de investigação que vigorou ao longo da dissertação foi a Investigação-ação. Neste seguimento, realizou-se, numa primeira fase, uma análise da situação atual através da análise de dados, revisão de literatura, reuniões, entrevistas semiestruturadas e acompanhamento dos processos logísticos no armazém de expedição. Com base nisso, foi possível identificar oportunidades de melhoria em alguns processos, que se baseiam essencialmente na falta de integração com os clientes e departamento de Vendas, e entre as diferentes secções e departamentos da empresa. Futuramente, com o intuito de solucionar problemas identificados na fase anterior, foram realizadas sugestões de melhoria e documentação auxiliar, no sentido de implementar um novo processo normalizado, com inclusão e transparência entre todos os stakeholders. O trabalho desenvolvido e as propostas de melhoria que dele resultaram, incidiram essencialmente na aplicação de ferramentas Lean, como o Standard Work e a melhoria contínua, e contribuíram com a implementação de um novo processo assim que surge um novo cliente(ship-to) no departamento, e com a redução do número de reclamações de responsabilidade Bosch em 31.25%, no período selecionado de realização da dissertação em comparação com o período homólogo em 2021.
The automotive industry has been playing a pivotal role in the world economy, being recognized as one of the largest, most diverse, and influential in the world. For this sector, which plays a leading role in value creation, it is imperative that companies innovate and present new strategies in order to remain competitive, as well as redirect their attention to processes, to improve logistics performance and provide the customer a quality product or service that, if possible, exceeds their expectations. The present dissertation was carried out within the scope of the Master’s in Engineering and Industrial Management at the University of Minho, and developed in the Logistics Department of the company Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. It focuses on improving logistics quality processes with a focus on reducing the number of failures at an internal level, and at the same time correctly complying with customer requirements and consequently reducing the number of complaints from them. The research methodology that prevailed throughout the dissertation was Action Research. In this follow-up, in a first phase, an analysis of the current situation was carried out through data analysis, literature review, meetings, semi-structured interviews and monitoring of logistical processes in the dispatch warehouse. Based on this, it was possible to identify opportunities for improvement in some processes, which are essentially based on the lack of integration with customers and the Sales department, and between the different sections and departments of the company. In the future, with the aim of solving problems identified in the previous phase, suggestions for improvement and auxiliary documentation were made, in order to implement a new standardized process, with inclusion and transparency among all stakeholders. The work developed and the improvement proposals that resulted from it, essentially focused on the application of Lean tools, such as Standard Work and continuous improvement, contributed to the implementation of a new process as soon as a new customer appears in the department, and to the reduction of the number of Bosch liability claims by 31.25%, in the selected period of completion of the dissertation compared to the same period in 2021.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83776
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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