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TítuloMelhoria de processos numa empresa prestadora de serviços logísticos
Outro(s) título(s)Process improvement in a logistics services provider
Autor(es)Brás, Miguel Alberto Torres Ferreira
Orientador(es)Carvalho, Maria Sameiro
Palavras-chaveLogística
3PL
Armazém
Picking
Logistics
Warehouse
Data4-Jan-2023
Resumo(s)A presente dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, da Universidade do Minho, tendo em vista a melhoria de processos inerentes às operações da empresa prestadora de serviços logísticos Garland. A investigação foi elaborada recorrendo ao método Action Research. Seguindo a metodologia adotada, começou-se por fazer um diagnóstico às operações do Centro Logístico da Maia e a respetiva análise crítica aos processos, identificando os seguintes problemas: longas distâncias percorridas no picking, valores de produtividade aquém do potencial e a ausência de indicadores de desempenho visuais detalhados. De forma a solucionar os problemas identificados, foram então propostas quatro melhorias. No caso das longas distâncias percorridas no picking, elaborou-se uma análise ABC/XYZ, tendo em conta a quantidade expedida de cada artigo e o seu peso, de forma a definir localizações fixas com base nas classes dos artigos. Relativamente ao facto de os valores de produtividade estarem aquém do potencial, procedeu-se à análise do processo de recolha e preparação de encomendas e elaborou-se uma reestruturação do processo. No que diz respeito à ausência de indicadores de desempenho visuais detalhados, foram criados indicadores de desempenho para os processos mais relevantes de cada operação, com o software Power BI, assim como quadros operacionais onde estes indicadores poderiam ser apresentados às equipas, juntamente com o planeamento diário da operação, através de reuniões de início de turno. Para além disto, foi também adicionado em cada quadro operacional um Ciclo PDCA para que os trabalhadores da Garland pudessem sugerir melhorias. Após a sugestão de melhorias, efetuou-se uma análise de resultados, realçando a diminuição de 49% da distância percorrida no picking e uma redução de, pelo menos, 67 minutos no processo de preparação de encomendas. Para as restantes propostas revela-se uma maior facilidade em identificar falhas nas operações, através da implementação de indicadores de desempenho detalhados e, ainda, o maior envolvimento dos operadores, realçando as sugestões de melhoria já feitas por estes.
The current dissertation was developed under the scope of the Integrated Masters in Industrial Engineering and Management, at the University of Minho, having in mind the improvement of processes inherent to the operations of the logistics services provider Garland. The investigation was elaborated using the method Action Research. Following the adopted methodology, a diagnostic of the operations in the Maia Logistics Centre was made, as well as the respective critical analysis to the processes, identifying the following problems: long distances traveled in picking, productivity values below potential and the lack of detailed performance indicators. In order to solve the identified problems, four improvements were proposed. In what concerns the long distances traveled in picking, an ABC/XYZ analysis was carried out, considering the shipped quantity of each product and its weight, in order to define class-based locations. Regarding the fact that the productivity values were below potential, the analysis of the process of collecting and preparing orders in the analyzed operation was carried out and a restructuring of the method used in these processes was prepared. In what concerns the absence of detailed performance indicators, performance indicators were created for the most relevant processes of each operation, with the Power BI software, as well as operational boards where these indicators could be presented to the teams, along with the daily planning of the operation, through meetings at the beginning of the shift. In addition, a PDCA Cycle was also added to each operational board so that Garland’s workers could suggest improvements. After suggesting improvements, an analysis of the results was carried out, highlighting the 49% decrease in the distance traveled in picking and a reduction of, at least, 67 minutes in the order preparation process. In regards to the remaining proposals, it is easier to identify failures in operations, through the implementation of detailed performance indicators and also the greater involvement of operators, highlighting the improvement suggestions already made by them.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83684
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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