Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83585

TítuloAplicação de modelos BIM e SIG para a análise da degradação e gestão de infraestruturas portuárias
Outro(s) título(s)Application of BIM and GIS models for the degradation analysis and management of port infrastructures
Autor(es)Dias, João Gil Faria Silva
Orientador(es)Matos, José C.
Teixeira, Elisabete Rodrigues
Palavras-chaveBIM
Infraestruturas portuárias
Integração de modelos
Plataforma de gestão da manutenção
SIG
GIS
Model integration
Maintenance management platform
Port infrastructures
Data4-Jan-2023
Resumo(s)As plataformas SIG representam ferramentas de gestão sofisticadas com bases de dados extensas e dinâmicas. Estas valências tornam-nas excelentes ferramentas de apoio à decisão. Porém, quando aplicadas à gestão de ativos, carecem de especialização pormenorizada. Neste âmbito, a utilização da metodologia BIM está já estabelecida globalmente como uma possível solução [1], [2]. No entanto, devido ao seu foco no detalhe intrínseco do próprio ativo, sem acautelar os aspetos do meio envolvente, revela-se insuficiente para uma gestão global de infraestruturas [3]. Os portos comerciais representam infraestruturas críticas para a sociedade. São estes altamente dependentes do meio geográfico, social e económico que os rodeiam. Todos estes agentes interagem com a infraestrutura, tendo impactos diretos no estado de conservação dos ativos que a compõem. Por forma a acautelar estes impactos de forma dinâmica, eficiente e inteligente, a integração de modelos de degradação em plataformas SIG revela-se o caminho a seguir. Com associação de solvers de análise estrutural, capazes de desenvolver simulações de carga e estudar o impacto direto nos ativos, face a determinada utilização, obtém-se uma ferramenta de gestão poderosa, baseada numa ação preventiva, ao contrário de uma ação de reparação, típica dos métodos tradicionais. Constam no presente trabalho o desenvolvimento de um modelo de degradação de um ativo portuário, Doca 4 do Porto de Leixões, num software open-source: Salomé-Meca, onde foram simulados inúmeros cenários de carga, representativos da utilização em serviço da doca. O modelo e resultados das deformações obtidas nos ensaios foram posteriormente analisados e integrados numa plataforma de gestão da manutenção.
GIS platforms represent sophisticated management tools with extensive and dynamic databases. These valences make them excellent decision support tools. However, when applied to asset management, they lack detailed specialization. In this context, the use of the BIM methodology is already globally established as a possible solution [1], [2]. However, due to its focus on the intrinsic detail of the asset itself, without taking care of the surrounding aspects, it is insufficient for a global infrastructure management [3]. Commercial ports represent critical infrastructure for society. These are highly dependent on the geographic, social and economic environment that surround them. All these agents interact with the infrastructure, having direct impacts on the state of conservation of their assets. In order to prevent these impacts in a dynamic, efficient and intelligent way, the integration of degradation models in GIS platforms proves to be the way forward. With association of structural analysis solvers, capable of developing load simulations and studying the direct impact on assets, a powerful management tool is obtained, based on a preventive action, as opposed to a typical repair action of traditional methods. The present work includes the development of a degradation model of a port asset, Dock 4 from Porto de Leixões, in an open-source software: Salomé-Meca, where numerous load scenarios were simulated, representing the use in service of the dock. The model and results of the deformations obtained in the tests were later analyzed and integrated into a maintenance management platform.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83585
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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