Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83584

TítuloAs construções de relativização no português de Moçambique
Outro(s) título(s)The constructions of relativization in Mozambican Portuguese
Autor(es)Wache, Francisco Mateus António
Orientador(es)Barbosa, Pilar
Palavras-chaveRelativas restritivas
Processos de relativização
Português de Moçambique
Restrictive relative
Relativization processes
Mozambique Portuguese
Data1-Fev-2023
Resumo(s)Na presente tese procura-se compreender como é que se operacionaliza a relativização em orações relativas restritivas no português escrito em Moçambique. O modelo teórico adotado é a teoria dos Princípios & Parâmetros (Chomsky 1982, 1995). O corpus em análise está estratificado em função da variável Escolaridade, o que permite traçar a evolução dos padrões de produção de orações relativas ao longo do processo de escolarização. Foram contemplados quatro níveis de escolaridade: Nível A (8.ª classe); Nível B (12.ª classe); Nível C (1.º ano da universidade) e Nível D (3.º ano da universidade). Cada nível produziu 120 textos. Os resultados globais revelam que os informantes produziram 89% de orações relativas convergentes com o português europeu (PE). De um total de 815 entradas de orações relativas, foram apenas atestadas 92 (11%) ocorrências de orações relativas que podem ser consideradas divergentes da variedade culta europeia. Estes resultados mostram que há uma forte tendência para a manutenção do cânone nas construções de relativização, na escrita. No que diz respeito à forma, as relativas de cujo são as que mais desfavorecem a convergência com a norma, seguidas das relativas de onde. Os dados disponíveis sobre as relativas restritivas resuntivas no PE mostram que estas construções ocorrem com o morfema que. No PM, o leque de morfemas que introduzem estas orações é alargado aos morfemas cujo e onde. Registaram-se orações relativas genitivas em que o morfema cujo ocorre com determinante definido e com o pronome possessivo. Estes fenómenos também são atestados no PE, pelo que não é possível afirmar que configurem um processo de mudança típico do PM. Trata-se antes de problemas que decorrem do facto de as relativas de cujo pertencerem a um registo formal da língua sendo exclusivamente aprendidas em contexto escolar, fortemente associadas à língua escrita. Os problemas detetados decorrem, assim, de processos gerais, que afetam diferentes variedades do português de modo semelhante. O morfema onde, no corpus, pode desempenhar as funções sintáticas de sujeito, complemento direto e genitivo, funções com as quais não está associado no PE. No corpus, a pró-forma cujo pode desempenhar as funções sintáticas de sujeito e de complemento direto. Propõe-se que os morfemas cujo e onde, em casos em que não são genitivo e locativo, sejam tratados como complementadores. Uma vez que, no PE, o morfema onde aparece exclusivamente associado a construções locativas, é plausível colocar a hipótese de a ocorrência do morfema onde como relativizador genitivo possa vir a ser uma característica do emergente PM. De uma forma geral, pode-se dizer que a escola, no contexto moçambicano, desempenha um papel preponderante na aquisição e conservação da variedade culta do português, sendo que quanto mais aumenta o nível de escolaridade, mais aumenta a possibilidade de produção de orações relativas. O processo de consolidação da aquisição de orações relativas só ocorre no ensino superior, através da escolarização.
The present thesis seeks to understand how the relativization process is operationalized in restrictive relative clauses in written Portuguese in Mozambique. The theoretical model adopted is the theory of Principles & Parameters (Chomsky 1982, 1995). The corpus under analysis is stratified according to the variable Schooling, which allows tracing the evolution of the production patterns of relative clauses along the schooling process. Four levels of schooling were considered: Level A (8th grade); Level B (12th grade); Level C (1st year of university) and Level D (3rd year of university). Each level produced 120 texts. The overall results reveal that the informants produced 89% of relative clauses convergent with European Portuguese (EP). From a total of 815 entries of relative clauses, only 92 (11%) occurrences of relative clauses that could be considered divergent from the European polite variety were attested. These results show that there is a strong tendency to maintain the canon in relativistic constructions in writing. As far as form is concerned, whose relative clauses are the most unfavourable for convergence with the norm, followed by where relative clauses. The available data on restrictive resunctive relative constructions in EP show that these constructions occur with the morpheme que. In PM, the range of morphemes that introduce these clauses is extended to the morphemes whose and where. Genitive relative clauses have been recorded in which the morpheme whose occurs with the definite determiner and with the possessive pronoun. These phenomena are also found in EP, so it is not possible to claim that they represent a typical switching process in PM. These are problems that result from the fact that the relative whose belongs to a formal register of the language and is exclusively learned in a school context, strongly associated with the written language. The problems detected are thus due to general processes that affect different varieties of Portuguese in a similar way. The morpheme where, in the corpus, can perform the syntactic functions of subject, direct complement and genitive, functions with which it is not associated in EP. In the corpus, the pro-form whose can perform the syntactic functions of subject and direct complement. It is proposed that the morphemes whose and where, in cases where they are not genitive and locative, be treated as complements. Since, in EP, the morpheme where appears exclusively associated with locative constructions, it is plausible to hypothesize that the occurrence of the morpheme where as a genitive relativizer may be a feature of the emerging PM. In general, it can be said that the school, in the Mozambican context, plays a predominant role in the acquisition and preservation of the cultic variety of Portuguese, and that the higher the level of education, the more the possibility of producing relative clauses increases. The consolidation process of the acquisition of relative clauses only occurs in higher education, through schooling.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Linguagem (especialidade em Linguística Portuguesa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83584
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
ELACH - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisco Mateus António Wache.pdfTese de doutoramento1,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID