Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83485

TítuloSistemas de conversação para software educacional
Autor(es)Costa, Luís Manuel Leite
Orientador(es)Belo, Orlando
Palavras-chaveDiálogos
Sistema de conversação
Sistemas educacionais
Sistema de ensino inteligente
Educational system
Intelligent tutoring system
Conversational system
Natural language processing
Dialogue
Data2022
Resumo(s)Tutores artificiais são agentes de software que auxiliam nos processos de ensino e formação. Nos dias de hoje, esses sistemas têm como objetivo fornecer instruções aos alunos sem a intervenção direta de um professor. Para que isso aconteça com sucesso, é necessário que estes sistemas possuam um sistema de conversação que seja capaz de interagir com os alunos de forma simples e cativante, mantendo um diálogo adequado em todos os momentos de ensino que concedem. Essencialmente, os sistemas de conversação são assistentes virtuais que utilizam interfaces de comunicação que interagem com os utilizadores através de frases escritas e orais, e, geralmente, possuem a capacidade de compreender o utilizador. Por norma, o computador assume o papel de professor. No entanto, o aluno também “ensina” o sistema fornecendo dados e a sua perspetiva em relação ao problema, que podem posteriormente ser utilizados para personalizar o seu ensino. É neste contexto que foram realizados os trabalhos desta dissertação, cujo principal objetivo foi a implementação de um componente de conversação para um sistema educacional, que fosse capaz de criar novas dinâmicas entre o sistema e o utilizador, incentivando-o, assim, a despender mais tempo na ferramenta.
Artificial tutors are software agents that assist in teaching and training processes. Nowadays, these systems aim to provide instructions to students without the direct intervention of a teacher. For this to happen successfully, these systems must have a conversational system that can interact with the students simply and engagingly while maintaining a fitting dialogue in all moments the user goes through. Conversational systems are virtual assistants that use communication interfaces that interact with users using written and oral phrases, generally having the ability to understand the user. By default, the computer assumes the role of a teacher, however, the students can also "teach" the system by providing data and their perspective on the problem, which can be used later to customize their teaching. It is in this context that the work of this dissertation will be carried out, which will have the main objective of implementing a dialogue component for an Educational System capable of creating new dynamics between the system and the user, thus encouraging the user to spend more time using the tool.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83485
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luís-Manuel-Leite-Costa-dissertação.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID