Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/83253

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Josépor
dc.contributor.authorRocha, Márcio da Silvapor
dc.date.accessioned2023-03-15T14:52:20Z-
dc.date.available2023-03-15T14:52:20Z-
dc.date.issued2022-06-08-
dc.date.submitted2022-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/83253-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Informáticapor
dc.description.abstractThe demand for online games has risen over the years, expanding multiplayer support for new and different game genres. Among them are Massively Multiplayer Online games, one of the most popular and successful game types in the industry. Nowadays, this industry is thriving, evolving alongside technological advancements and producing billions in revenue, making it an economic importance. However, as the complexity of these games grows, so do the challenges they face when constructing them. This dissertation aims to implement a distributed game, through a proof of concept or an existing game, using a distributed architecture to acquire knowledge in the construction of such complex systems and the effort involved in dealing with consistency, maintaining communication infrastructure, and managing data in a distributed way. It is also intended that this project implements multiple mechanisms capable of autonomously helping manage and maintain the correct state of the system. To evaluate the proposed solution, a detailed analysis is carried out with performance benchmark analysis, stress testing, followed by an examination of its security, scalability, and distribution’s resilience. Overall, the present research work allowed for a greater understanding of the technologies and approaches used in constructing a gaming system, establishing a new set of development opportunities to be further investi gated upon the constructed solution.por
dc.description.abstractA procura por jogos online aumentou ao longo dos anos, expandindo o suporte multiplayer para novos e diferentes géneros. Entre estes estão os jogos Massively Multiplayer Online, um dos tipos de jogos mais populares e bem-sucedidos na indústria. Atualmente, esta indústria está a prosperar, evoluindo com os avanços tecnológicos e gerando milhares de milhões em receita, tornando-se uma importância económica. Porém, à medida que a complexidade destes jogos aumenta, também aumenta os problemas encontrados durante a sua construção. Esta dissertação tem como objetivo implementar um jogo distribuído, através de uma prova de conceito ou um jogo existente, usando uma arquitetura distribuída a fim de adquirir conhecimento na construção destes sistemas complexos e o esforço envolvido em lidar com consistência, manter a infraestrutura de comunicação e gerir dados de maneira distribuída. Para isto, é pretendido que este projeto também implemente vários mecanismos capazes de, forma autônoma, ajudar a gerir e manter o correto estado do sistema. Para avaliar o solução proposta, uma análise detalhada é realizada sobre o desempenho, segurança, escalabilidade e resiliência da distribuição do sistema. De forma geral, o presente trabalho de pesquisa permitiu uma maior compreensão das tecnologias e abordagens utilizadas na construção de um sistema de jogos, estabelecendo um novo conjunto de oportunidades de desenvolvimento a serem investigadas sobre a solução construída.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectMassively Multiplayer Online Gamespor
dc.subjectDistributed Systempor
dc.subjectGaming Architecturepor
dc.subjectOnline Gamepor
dc.subjectGame Serverpor
dc.subjectInterest Managementpor
dc.subjectSynchronizationxpor
dc.subjectSynchronizationpor
dc.subjectScalabilitypor
dc.subjectNetworkingpor
dc.subjectReplicationpor
dc.subjectConsistency Controlpor
dc.subjectJogo MMOpor
dc.subjectSistema Distribuídopor
dc.subjectArquitetura de Jogopor
dc.subjectJogo Onlinepor
dc.subjectServidor de Jogopor
dc.subjectGestão de Interessepor
dc.subjectSincronizaçãopor
dc.subjectEscalabilidadepor
dc.subjectRedepor
dc.subjectReplicaçãopor
dc.subjectControlo de Consistênciapor
dc.titleDistributed gamepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203231546por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcio da Silva Rocha.pdf3,92 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID