Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83049

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFigueiredo, Brunopor
dc.contributor.authorPinto, Ana Filipa Nunespor
dc.date.accessioned2023-03-06T18:01:18Z-
dc.date.available2023-03-06T18:01:18Z-
dc.date.issued2023-01-27-
dc.date.submitted2022-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/83049-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Design de Produto e Serviçospor
dc.description.abstractA fabricação aditiva é um processo de manufatura que consiste na sucessiva adição de camadas de material através de máquinas controladas por computador, comumente denominadas de impressoras 3D. A fabricação aditiva tem despertado interesse na área do design pela sua capacidade de definição de texturas e formas complexas se comparada com outros métodos de manufatura artesanais e industriais, bem como pela possibilidade de personalização. Nas últimas décadas, a evolução dos processos de design tem prestado atenção à integração de tecnologias digitais pelos efeitos artísticos e visuais que estas permitem, além de outros benefícios associados à cerâmica e ao desenho. A arte e o design contemporâneos podem incorporar a essência do design tradicional assim como também integrar novos processos técnicos. Pretende-se com este trabalho identificar diferenças e similitudes entre os processos manuais e tradicionais cerâmicos com outros processos emergentes. É esperado retratar o impacto das novas tecnologias digitais no design na área da cerâmica e quais as vantagens e/ou desvantagens associadas a diferentes tipos de utilizadores.por
dc.description.abstractAdditive manufacturing is a manufacturing process that consists of successively adding layers of material through computer-controlled machines, commonly called 3D printers. Additive manufacturing has aroused interest in the design field due to its ability to define complex textures and shapes compared to other artisanal and industrial manufacturing methods, as well as the possibility of customization. In recent decades, the evolution of design processes has paid attention to the integration of digital technologies for the artistic and visual effects they allow, in addition to other benefits associated with ceramics and design. Contemporary art and design can embody the essence of traditional design as well as integrate new technical processes. The aim of this work is to identify differences and similarities between manual and traditional ceramic processes with other emerging processes. It is expected to portray the impact of new digital technologies on design in the field of ceramics and what are the advantages and/or disadvantages associated with different types of users.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectFabricação aditivapor
dc.subjectCerâmicapor
dc.subjectDesign de produtopor
dc.subjectImpressão 3D em cerâmicapor
dc.subjectAdditive manufacturingpor
dc.subjectCeramicspor
dc.subjectProduct designpor
dc.subjectCeramic 3D Printingpor
dc.titleCerâmica tradicional e fabricação aditiva em cerâmica: estudo da tradição e contemporaneidade no design cerâmicopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203221320por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade13 valorespor
sdum.uoeiEscola de Arquiteturapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Filipa Nunes Pinto.pdf4,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID