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https://hdl.handle.net/1822/82939
Título: | A subversão dos códigos estéticos na contemporaneidade: a monstruosidade na arte cinematográfica da animação de Tim Burton |
Outro(s) título(s): | The subversion of aesthetic codes in contemporaneity: the monstrosity in Tim Burton's animated cinematographic art |
Autor(es): | Silva, Inês Filipa Spínola |
Orientador(es): | Martins, Moisés de Lemos |
Palavras-chave: | Tim Burton Gótico Imaginário melancólico Stop-motion Gothic Melancholic imaginary |
Data: | 3-Jan-2023 |
Resumo(s): | Atualmente a cultura pop entra-nos em casa sem darmos por isso. Desse modo não é de
estranhar que o cinema seja uma das formas de arte mais antigas e aquela a que mais áreas
distintas se estende. Assim, e porque atravessamos uma época de procura de identidade e de
melancolia, é que surge o universo cinematográfico de Tim Burton como forma de ajudar a
compreender aspetos contraditórios e um tanto complexos da vida do ser humano.
Através da sua narrativa, Burton procura explorar temáticas consideradas restritas como
a morte e a perda. Recorrendo a personagens monstruosas, mas profundamente ricas, dá vida a
problemas do quotidiano, desconstruindo determinados códigos estéticos e sociais.
Assim sendo, este estudo tem como principal objetivo investigar o caráter autorreflexivo
das personagens de Tim Burton de modo qualitativo, assim como as temáticas abordadas nas
suas obras cinematográficas, nomeadamente, Vincent, Frankenweenie, O Estranho Mundo de Jack
e A Noiva Cadáver. Simultaneamente, fundamento a minha investigação junto de estudiosos da
área. Nowadays, pop culture enters our homes without us even noticing. So it is not surprising that cinema is one of the oldest of art forms and the one to which more distinct areas are extended. Hence, and because we are going through a time of searching for identity and melancholy, Tim Burton's cinematographic universe emerges as a way of helping to understand contradictory and somewhat complex aspects of human life. Through his narrative, Burton seeks to explore themes considered restrictive, such as death and loss. Using monstrous but profoundly rich characters, he brings to life everyday problems, deconstructing certain aesthetic and social codes. Therefore, the main aim of this study is to investigate the self-reflexive nature of Tim Burton's characters in a qualitative way, as well as the themes addressed in his cinematic works, in particularly, Vincent, Frankenweenie, The Nightmare Before Christmas and Corpse Bride. Simultaneously, I ground my research with scholars in the field. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura (especialização em Comunicação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82939 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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