Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82898

TítuloAs redes sociais nas organizações desportivas: análise da presença da FADU Portugal nas redes sociais
Autor(es)Guedes, Rui José Malaia
Orientador(es)Andrade, José Gabriel
Palavras-chaveComunicação desportiva
Redes Sociais
Organizações desportivas
Desporto universitário
Sports communication
Social Media
Sports organizations
University sport
Data12-Jan-2023
Resumo(s)Atualmente, o digital assume um papel preponderante na atividade das organizações desportivas e da sociedade em geral. Neste sentido, as redes sociais são as principais ferramentas de comunicação entre os clubes/federações e os seus públicos, onde cada organização procura disseminar todo o tipo de informações, criar conteúdos e alcançar cada vez mais interações e visibilidade. As redes sociais têm assumido uma maior importância do que outros meios de comunicação e continuam a aumentar os utilizadores de dia para dia. A emergência destas plataformas sociais alterou o panorama da comunicação desportiva nas organizações. Assim, refletiu-se sobre esta mesma temática, bem como acerca da importância e as boas práticas das redes sociais nas organizações desportivas. Este relatório, realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação - Publicidade e Relações Públicas - da Universidade do Minho, tem como principal objetivo analisar e avaliar a presença online, mais concretamente, o Facebook e o Instagram da FADU Portugal, organização onde realizei o estágio curricular durante seis meses. Desta forma, comparativamente com a EUSA, FISU e CBDU, três organizações conceituadas no contexto do desporto universitário, estudaram-se todas as publicações efetuadas entre o dia 2 de novembro de 2021 e 1 de fevereiro de 2022, tendo em conta o número de seguidores, gostos, comentários e partilhas. Além disso, equiparam-se as publicações em destaque nas respetivas organizações e calculou-se a média mensal de gostos e de publicações, de maneira a possuir uma visão mais detalhada das redes sociais. O presente estudo assenta no paradigma positivista e apresenta também resultados obtidos através da revisão de literatura, onde se adotou uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa). Em suma, o trabalho é um contributo relevante para o estudo das redes sociais nas organizações. Daí considerar que a produção de relatórios detalhados com análises regulares dos resultados das publicações efetuadas e o debriefing são fundamentais para as redes sociais, com o intuito de identificar as falhas e encontrar soluções.
Nowadays, the digital assumes a preponderant role in sports organizations’ activities and in society in general. Thus, social medium are the principal communication tools between entities and their audiences, in which every organization seeks to disseminate every type of information, create content and reach more and more interactions and visibility. Social media has been assuming a bigger importance than other media and continue to increase their users from day to day. This report, carried out within the scope of the Master’s Degeee in Communication Sciences – Advertising and Public Relations – at the University of Minho, has as main goal to analyse and evaluate the online presence, specifically Facebook and Instagram, of FADU Portugal, organization at which I was an intern for six months. In this way, comparatively with EUSA, FISU and CBDU, all the publications made between November 2nd of 2021 and February 1st of 2022 were studied, taking into account the number of followers, likes, comments and shares. Futhermore, the highlighted publications in the respective organizations were matched and the monthly average of likes and publications was calculated, in order to have a more detailed view of the social networks. The present study is based on the positivist paradigm and also shows the results obtained through a literature review, where a mixed methodology (qualitative and quantitative) was adopted. In sum, this work is a relevant contribution to the study of social media in organizations, pointing out the importance of the production of detailed reports with regular analysis of the results of publications made and debriefing after the implementation of a communication strategy, in order to identify gaps and find new solutions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82898
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rui Jose Malaia Guedes.pdf14,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID