Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/82874
Título: | O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa |
Outro(s) título(s): | The book market in Portugal and the internationalization of a portuguese publishing group - a LeYa case study |
Autor(es): | Costa, Marta Sofia Fernandes Maia da |
Orientador(es): | Guimarães, Maria Helena |
Palavras-chave: | Processo de internacionalização Mercado livreiro Globalização Digitalização LeYa Internationalization Book market Globalization Digitalization |
Data: | 10-Fev-2023 |
Resumo(s): | O presente relatório analisa a internacionalização para o Brasil de um dos maiores grupos
editoriais em Portugal, a LeYa. Este trabalho surge no seguimento de um estágio curricular, com duração
de seis meses, realizado no departamento de comunicação e marketing do grupo LeYa.
A LeYa nasceu em 2008 e enquadra algumas das mais prestigiadas editoras de língua
portuguesa. É considerado atualmente o maior grupo editorial português, ocupando uma posição de
liderança no mercado editorial nacional, mas também nos mercados angolano e moçambicano.
Encontra-se ainda presente no Brasil, onde atua no setor de e-learning.
Neste relatório, é analisado o processo de internacionalização da LeYa para o Brasil,
nomeadamente as motivações, obstáculos, e resultados obtidos. No que concerne à teoria, abordam-se
temas relevantes à internacionalização, como modos de entrada, barreiras, motivações, teorias de
internacionalização, e e-commerce. Assim, é procurada a ligação entre os conhecimentos teóricos
adquiridos no âmbito do mestrado com este estudo de caso.
Adicionalmente, são analisadas oportunidades de internacionalização para editoras portuguesas
através da inserção das mesmas em projetos de cariz digital, tendo como objeto de estudo os projetos
nos quais a LeYa atualmente está envolvida. Através destas oportunidades, é possível reconhecer a
relevância da digitalização dos negócios das editoras em prol da internacionalização, pois permitem
maior facilidade de entrada nos mercados internacionais, juntamente com custos e riscos menores. The present report addresses the issue of the internationalization of one of the most important publishing groups in Portugal, LeYa. This report is based on a six-month internship, held in the communication and marketing department of the LeYa group. LeYa was born in 2008 and includes some of the most prestigious Portuguese language publishers. It is considered the biggest Portuguese publishing group, holding a position of leadership in the national market, as well as in the Angolan and Mozambican markets. It also operates in the Brazilian market, in the e-learning sector. In this report, it is analysed the internationalization process of LeYa to Brazil, focusing on the motivations, difficulties, and results. Regarding the theory, some relevant topics to the internationalization matter were addressed, such as entry modes, barriers, motivations, internationalization theories, and e commerce. The intention was to connect the theoretical knowledge acquired throughout the master’s degree with this case study. Additionally, it was also analysed internationalization opportunities for Portuguese publishers through the adoption of digital projects, having in consideration the projects that LeYa is currently undertaking. Through these opportunities, it is possible to recognise the importance of the digitalization of the publishers’ businesses, since they allow for an easier access to international markets, as well as lower costs and risks. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82874 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marta Sofia Fernandes Maia da Costa.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons