Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82744

Título"I, too, am America": Richard Wright's literary pursuit of justice
Outro(s) título(s)“Eu, também, sou América”: a busca literária de Richard Wright por justiça
Autor(es)Teixeira, Bruno Rafael Pereira de Sousa
Orientador(es)Costa, Jaime
Palavras-chaveAfrican-American Literature
George Floyd
Langston Hughes
Richard Wright
Twenty-First Century
Literatura Afro-Americana
Século Vinte e Um
Data3-Fev-2023
Resumo(s)The strangulation of George Floyd at the hands of a police officer contributed to providing an arena for police brutality and maybe a change in perspective regarding the intervention of the authorities in the name of law and order. Unfortunately, all the reasons that brought about the birth and the growth of civil rights movements in the 1960’s are still alive and well in western multicultural societies and most especially in the US. Left-wing politicians do consider the fight against those remnants of the past as essential for modern societies; right-wing politicians consider that a maneuver of Cultural Marxism. Despite being less remembered after his death, Richard Wright is an author who cannot remain forgotten. The Man Who Lived Underground remained for 80 years in the darkness of a drawer in order to see the light of an age, fundamentally, not very different from the one in which it was written. Its publication in 2021 sheds light upon a character who is similar to George Floyd, a protagonist taken to martyrdom by a society full of silences and inaction when confronted with segregation and injustice. With a focus on Richard Wright and his latest posthumous work The Man Who Lived Underground, this dissertation aims to understand the connection of this novel to the era in which it was written.
O estrangulamento de George Floyd às mãos de um agente da polícia contribuiu para proporcionar uma arena para a brutalidade policial e talvez uma mudança de perspetiva relativamente à intervenção das autoridades em nome da lei e da ordem. Infelizmente, todas as razões que provocaram o nascimento e crescimento dos movimentos de direitos civis nos anos 60 ainda estão vivos e de boa saúde nas sociedades multiculturais ocidentais e mais especificamente nos Estados Unidos. Políticos de esquerda consideram a luta contra esses resquícios do passado como essencial para as sociedades modernas; políticos de direita consideram isso uma manobra do Marxismo Cultural. Apesar de ser menos lembrado após sua morte, Richard Wright é um autor que não pode permanecer esquecido. The Man Who Lived Underground permaneceu por 80 anos na escuridão de uma gaveta de forma a ver a luz de uma era, fundamentalmente, não muito diferente daquela em que foi escrito. Sua publicação em 2021 dá luz a uma personagem que é similar a George Floyd, um protagonista levado pelo martírio de uma sociedade repleta de silêncios e inação quando confrontada com segregação e injustiça. Com foco em Richard Wright e sua mais recente obra póstuma The Man Who Lived Underground, esta dissertação tenta perceber a conexão deste romance com a era na qual foi escrito.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82744
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bruno Rafael Pereira de Sousa Teixeira.pdf470,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID