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https://hdl.handle.net/1822/82705
Título: | Engagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes |
Outro(s) título(s): | Engagement e disaffection de estudantes Roma de Portugal, Espanha e Roménia: uma perspetiva de antecedentes, mediadores e resultados |
Autor(es): | Costa, Daniela Moreira |
Orientador(es): | Rosário, Pedro Moreira, Tânia Marlene Teixeira |
Palavras-chave: | School engagement Estudantes Roma Análise multi-país Condições de aculturação Forças motivacionais Roma students Cross-country analysis Acculturation conditions Motivational forces |
Data: | 19-Nov-2022 |
Resumo(s): | Abordar os percursos dos estudantes Roma na educação é uma das metas abrangentes das
estratégias de educação na União Europeia. Embora a figura educacionalseja cada vez melhor,
os estudantes de origem Roma ainda enfrentam muitos desafios ao longo dos seus percursos
de aprendizagem, nomeadamente o absentismo e o abandono escolar precoce. O presente
estudo explora a relevância dos recursos pessoais (i.e., forças motivacionais) na mediação do
impacto das fontes de apoio próximas (i.e., pais e professores) sobre o engagement e
disaffection de estudantes pertencentes a grupos Roma. A amostra é composta por 735
estudantes de vários países. Os resultados indicam que as perceções dos estudantes sobre
aspetos distintos do apoio contextual (i.e., envolvimento de pais e professores) contribuíram
diferentemente para reforçar as forças motivacionais (i.e., perceção da relevância da escola,
pertença à escola, e crenças de controlo), influenciando assim o engagement e disaffection
comportamentais e emocionais. Os efeitos de invariância entre género e entre país também
foram discutidos. Concluímos que receber apoio da família e dos professores é relevante para
os perfis de engagement e disaffection dos estudantes com origem Roma. Tackling Roma students’ paths in education is one of the far-reaching targets for education strategies in the European Union. Although the educational figures are increasingly better, students with Roma background still face many challenges throughout their learning paths, namely truancy, and early school leaving. The present study explores the relevance of personal assets (i.e., motivational forces) in mediating the impact of proximal sources of support (i.e., parents and teachers) on SE and disaffection among students from Roma groups. Participants were from a multi-country sample of 735 students. Findings indicate that student perceptions of distinct aspects of contextual support (i.e., parent and teacher involvement) contributed differentially to strengthen motivational forces (i.e., perceived relevance of school, belonging at school, and control beliefs), thereby, influencing behavioral and emotional SE and disaffection. Invariance effects of gender and between countries were also discussed. We concluded that receiving support from family and teachers is relevant for engagement and disaffection profiles of students with Roma background. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82705 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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