Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82705

TítuloEngagement and disaffection of Roma students from Portugal, Spain, and Romania: a perspective of antecedents, mediators, and outcomes
Outro(s) título(s)Engagement e disaffection de estudantes Roma de Portugal, Espanha e Roménia: uma perspetiva de antecedentes, mediadores e resultados
Autor(es)Costa, Daniela Moreira
Orientador(es)Rosário, Pedro
Moreira, Tânia Marlene Teixeira
Palavras-chaveSchool engagement
Estudantes Roma
Análise multi-país
Condições de aculturação
Forças motivacionais
Roma students
Cross-country analysis
Acculturation conditions
Motivational forces
Data19-Nov-2022
Resumo(s)Abordar os percursos dos estudantes Roma na educação é uma das metas abrangentes das estratégias de educação na União Europeia. Embora a figura educacionalseja cada vez melhor, os estudantes de origem Roma ainda enfrentam muitos desafios ao longo dos seus percursos de aprendizagem, nomeadamente o absentismo e o abandono escolar precoce. O presente estudo explora a relevância dos recursos pessoais (i.e., forças motivacionais) na mediação do impacto das fontes de apoio próximas (i.e., pais e professores) sobre o engagement e disaffection de estudantes pertencentes a grupos Roma. A amostra é composta por 735 estudantes de vários países. Os resultados indicam que as perceções dos estudantes sobre aspetos distintos do apoio contextual (i.e., envolvimento de pais e professores) contribuíram diferentemente para reforçar as forças motivacionais (i.e., perceção da relevância da escola, pertença à escola, e crenças de controlo), influenciando assim o engagement e disaffection comportamentais e emocionais. Os efeitos de invariância entre género e entre país também foram discutidos. Concluímos que receber apoio da família e dos professores é relevante para os perfis de engagement e disaffection dos estudantes com origem Roma.
Tackling Roma students’ paths in education is one of the far-reaching targets for education strategies in the European Union. Although the educational figures are increasingly better, students with Roma background still face many challenges throughout their learning paths, namely truancy, and early school leaving. The present study explores the relevance of personal assets (i.e., motivational forces) in mediating the impact of proximal sources of support (i.e., parents and teachers) on SE and disaffection among students from Roma groups. Participants were from a multi-country sample of 735 students. Findings indicate that student perceptions of distinct aspects of contextual support (i.e., parent and teacher involvement) contributed differentially to strengthen motivational forces (i.e., perceived relevance of school, belonging at school, and control beliefs), thereby, influencing behavioral and emotional SE and disaffection. Invariance effects of gender and between countries were also discussed. We concluded that receiving support from family and teachers is relevant for engagement and disaffection profiles of students with Roma background.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82705
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela Moreira Costa.pdf884,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID