Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82587

TítuloA atuação do designer nos negócios de impacto social na indústria da moda
Autor(es)Frasquete, Daniel Russi
Orientador(es)Guedes, Graça
Palavras-chaveDesign social
Sustentabilidade
Empresas de impacto social
Social design
Sustainability
Social enterprise
Data17-Jul-2020
Resumo(s)A necessidade de estabelecer o design industrial consciente, que considera o impacto social e ambiental durante o processo produtivo, influenciou o desenvolvimento de metodologias e estruturas de negócios que alteraram a atuação do designer. Partindo dessa premissa, o presente trabalho tem o objetivo de analisar o papel do designer na aplicação dessas estruturas e metodologias sustentáveis às suas práticas profissionais em empresas convencionais, ou seja, empresas que não tem a sustentabilidade ou especificamente o impacto social positivo como modelo de negócio. A relação do designer de moda com esses conceitos é analisada neste trabalho por meio da associação do enquadramento teórico à um trabalho empírico, com a aplicação de um questionário. Os resultados dessa pesquisa demostram a dificuldade encontrada pelos designers para inserir esses conceitos nas empresas convencionais onde trabalham, assim como dão informações importantes sobre o caminho que a sustentabilidade está seguindo nessas empresas, suas resistências e aplicações, e como o profissional do design é atuante na direção de uma mudança profunda no sistema da moda.
The need to establish a conscious design, which considers the social and environmental impact during the production process, influenced the development of methodologies and business frameworks that changed the designer's performance. Based on this premise, this paper aims to analyze the role of the designer in the application of these sustainable frameworks and methodologies to their professional practices in conventional companies, which is, companies that do not have sustainability or positive social impact as a business model. The relationship of the fashion designer with these concepts is analyzed in this work through the association of the theoretical concepts with empirical work, with the application of a questionnaire. The results of this research demonstrate the difficulty found by designers to insert these concepts in conventional companies where they work, as well as provide important information about the path that sustainability is taking in these companies, their resistance and applications, and how the designer is an active part in towards a profound change in the fashion system.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82587
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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