Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82525

TítuloAs TIC no processo de gestão escolar: o caso de um Liceu de Bissau
Outro(s) título(s)ICT in the school management process: the case of a Liceu de Bissau
Les TIC dans le processus de gestion scolaire : le cas d'un Liceu de Bissau
Autor(es)Mango, Samuel Fernando
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Palavras-chaveEducação secundária
Gestão escolar
TDIC
TIC
Guiné-Bissau
Secondary education
School management
DICT
ICT
Enseignement secondaire
Gestion scolaire
Guinée-Bissau
Data29-Nov-2022
Resumo(s)O presente trabalho tem como principal objetivo identificar o perfil dos profissionais de um Liceu de Bissau no que toca ao conhecimento e competências em TIC para a gestão escolar. A situação da educação na Guiné-Bissau é caraterizada pela falta de infraestruturas adequadas para o normal funcionamento de aulas, constantes paralisações do sistema, influência da política nas lideranças das instituições sob tutela do Ministério da Educação, abandono escolar, pouco investimento no setor educativo, programas inadequados à realidade, pobreza extrema, entre outros. A tal situação associa-se uma fraca utilização das TIC quando comparado com a realidade de outros países do continente (ou em África). Preponderantemente, estas questões acabaram por minar o desenvolvimento deste sistema. Assim, estes obstáculos não são dissociáveis da gestão escolar de uma escola. O cenário atual do Liceu em Bissau, no que concerne às TIC, não oferece as condições mínimas para o tratamento e para a gestão eficaz dos serviços administrativos, pedagógicos e financeiros, ou seja, não há internet nem computadores suficientes. Neste contexto, muitas tarefas administrativas fazem-se frequentemente com recurso aos telemóveis dos funcionários, fazendo uso dos serviços de internet móvel adquiridos pelos próprios. Esta investigação apresenta-se como um estudo de caso, de caráter qualitativo e descritivo, tendo por base a técnica do inquérito, instrumentada por um questionário e por entrevistas individuais. Em contraste, o estudo realça a importância da introdução das TIC na Gestão Escolar, enquanto estratégia impulsionadora do sistema educativo e, em particular, enquanto recurso facilitador dos processos de gestão e de administração escolar, no contexto em que a escola se insere. Através desta investigação foi possível apurar que as TIC podem facilitar a interação entre a direção, os professores, os alunos e a restante comunidade, através da partilha e gestão das informações da vida escolar. Para tal, para além das necessidades em computadores e de Internet de banda larga, a escola precisará ainda de formação dos seus técnicos nas diferentes áreas, bem como um sistema de suporte e de manutenção permanente dos recursos materiais aí existentes.
The main objective of this work is to identify the profile of the professionals of a Lyceum in Bissau with regard to knowledge and skills in ICT for school management. The situation of education in Guinea-Bissau is characterized by the lack of adequate infrastructure for the normal functioning of classes, constant system outages, political influence on the leaders of institutions under the Ministry of Education, school dropout, little investment in the educational sector, programs inadequate to reality, extreme poverty, among others. This situation is associated with a weak use of ICT when compared to the reality of other countries on the continent (or in Africa). Preponderantly, these questions ended up undermining the development of this system. Thus, these obstacles cannot be dissociated from the school management of a school. The current scenario of the Lyceum in Bissau, with regard to ICT, does not offer the minimum conditions for the treatment and effective management of administrative, pedagogical and financial services, that is, there is not enough internet or computers. In this context, many administrative tasks are often carried out using employees' cell phones, making use of mobile internet services purchased by the employees themselves. This investigation is presented as a qualitative and descriptive case study, based on the inquiry technique, instrumented by a questionnaire and individual interviews. In contrast, the study emphasizes the importance of introducing ICT in School Management, as a driving strategy for the educational system and, in particular, as a resource that facilitates school management and administration processes, in the context in which the school is inserted. Through this investigation, it was possible to determine that ICT can facilitate interaction between management, teachers, students and the rest of the community, through the sharing and management of information about school life. To this end, in addition to the needs for computers and broadband Internet, the school will also need training of its technicians in different areas, as well as a system of support and permanent maintenance of the material resources existing there.
L'objectif principal de ce travail est celui d'identifier le profil du personnel d'un Lycée à Bissau en ce qui concerne les connaissances et les compétences en TIC pour la gestion scolaire. La situation de l'éducation en Guinée-Bissau est caractérisée par le manque d'infrastructures adéquates pour le fonctionnement normal des classes, les pannes constantes du système, l'influence politique sur la direction des institutions relevant du ministère de l'Éducation, le décrochage scolaire, le peu d'investissement dans le secteur éducatif, les programmes inadaptés à la réalité, l'extrême pauvreté, entre autres. Cette situation est associée à une faible utilisation des TIC par rapport à la réalité des autres pays du continent (ou d'Afrique). La plupart du temps, ceci a fini par saper complètement le développement du même système. Ces obstacles sont indissociables de la gestion scolaire d'une école. Le scénario actuel du Lycée en Bissau, en ce qui concerne les TIC, n'offre pas les conditions minimales pour le traitement et la gestion efficace des services administratifs, pédagogiques et financiers, c'est-à-dire qu'il n'y a pas assez d'internet ou d'ordinateurs. Dans ce contexte, de nombreuses tâches administratives sont souvent effectuées à l'aide des téléphones portables des employés, en utilisant des services Internet mobiles achetés par les employés eux-mêmes. Cette enquête se présente comme une étude de cas qualitative et descriptive, basée sur la technique de l'enquête, instrumentée par un questionnaire et des entretiens individuels. En revanche, l'étude souligne l'importance de l'introduction des TIC dans la gestion scolaire, en tant que stratégie motrice du système éducatif et, en particulier, en tant que ressource facilitant les processus de gestion et d'administration de l'école, dans le contexte dans lequel l'école est insérée. Grâce à cette enquête, il a été possible de déterminer que les TIC peuvent faciliter l'interaction entre la direction, les enseignants, les élèves et le reste de la communauté, à travers le partage et la gestion des informations sur la vie scolaire. Pour cela, outre les besoins en ordinateurs et Internet haut débit, l'école aura également besoin de la formation de ses techniciens dans différents domaines, ainsi que d'un système d'accompagnement et de maintenance permanente des ressources matérielles qui y sont existantes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82525
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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