Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82119

TítuloDefinição e implementação de um projeto de melhoria numa empresa da indústria automóvel
Outro(s) título(s)Definition and implementation of an improvement project in the automotive industry
Autor(es)Chaves, Raquel Costa Vasco
Orientador(es)Sampaio, Paulo
Palavras-chaveComponentes danificados
DMAIC
Melhoria contínua
Qualidade
Seis Sigma
Continuous improvement
Damaged components
Quality
Six Sigma
Data21-Mar-2022
Resumo(s)A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado de Engenharia Industrial, no ramo de especialização Gestão Industrial, cujo tema consiste na definição e implementação de um projeto de melhoria numa empresa da indústria automóvel. Este projeto decorreu na Aptiv - Advanced Safety and User Experience – Portugal S.A., no departamento Customer Satisfaction, com o propósito de reduzir o número de componentes danificados e cumprir com os objetivos estratégicos da empresa. Numa primeira instância, realizou-se uma revisão da literatura com vista a expor o estado da arte que suporta todo o trabalho desenvolvido. A metodologia de investigação adotada ao longo desta dissertação foi a investigação-ação. No projeto de melhoria recorreu-se ao método DMAIC, da metodologia Seis Sigma, onde em cada uma das fases deste método foram aplicadas diversas ferramentas e técnicas de qualidade. Depois de identificadas as causas raiz de cada componente danificado, procedeu-se à sensibilização e consciencialização dos operadores para o correto manuseamento das placas e ainda à implementação de sistemas à prova de erros nos processos, de forma a torná-los mais robustos. Tendo subjacente o objetivo do projeto, concluiu-se que os resultados definidos inicialmente foram alcançados com sucesso. Destaca-se que foram reduzidos, em PPMs, 13% dos componentes danificados da empresa. De modo particular foi possível reduzir, em PPMs, 31% dos componentes danificados do produto A e 21% do produto B, face à situação inicial do projeto. Paralelamente, foi sugerido um novo layout para as bancadas de retrabalho de SMT, visto que estas demonstravam uma clara necessidade de serem repensadas, tendo em conta as verdadeiras necessidades dos técnicos que aqui executam as suas funções.
This dissertation was developed in the context of the Master of Industrial Engineering, in the field of specialization of Industrial Management, whose theme is the definition and implementation of an improvement project in a company in the automotive industry. This project took place at APTIV - Advanced Safety and User Experience – Portugal S.A., in the Customer Satisfaction Department, to reduce the number of damaged components and to achieve the company's strategic objectives. In the first instance a literature review was carried out to expose the state of the art that supports all the work developed. The research methodology adopted throughout this dissertation was action research. In the improvement project the DMAIC method of the Six Sigma methodology was used, where in each of the phases of this method several quality tools and techniques were applied. After identifying the root causes of each damaged component, error-proofing systems were implemented on the processes to make them more robust, and operators were sensitized and made aware of the correct handling of the board. Considering the project’s objective it was concluded that the initially defined results, were successfully achieved. It is noteworthy that 13% of the PPM related to the company's damaged components were reduced. Furthermore, it was possible to reduce, in PPMs, 31% of the damaged components of product A and 21% of product B, when compared to the initial situation of the project. Subsequently, a new layout for the SMT repair benches was suggested, as they showed a clear need to be rethought, taking into account the real needs of the technicians who perform their functions here.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (especialização em Gestão Industrial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82119
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Raquel Costa Vasco Chaves.pdf
  Até 2025-03-21
6,61 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID