Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/82115
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Henriques, Pedro Rangel | por |
dc.contributor.advisor | Araújo, Cristiana | por |
dc.contributor.author | Azevedo, Ana Cristina Branco | por |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T15:26:59Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23T15:26:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-12 | - |
dc.date.submitted | 2019-12 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/82115 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Engenharia Informática | por |
dc.description.abstract | This document presents the motivation, development and results of a Masters Thesis work in Informatics focused on Computational Thinking Education, that was accomplished at Universidade do Minho in Braga, Portugal. This thesis is based on a big ontology that describes in detail the concepts ’Computational Thinking’ and ’Programming’, which maps those concepts to different education levels, starting with the first year. The main goal is the development of a Web Platform that, on one hand, helps on collecting in a repository and classifying any kind of resources to be used by teachers on computing classes and, on the other hand, helps on the retrieval from that repository of the most adequate resources to teach a specific subject to a specific level. The classification and the intelligent search mechanism will follow the knowledge description defined by the ontology. | por |
dc.description.abstract | Este documento apresenta a Tese de Mestrado em Engenharia Informática a qual é focada na Educação de Pensamento Computacional. Este trabalho é baseado numa vasta ontologia que descreve em detalhe os conceitos ‘Pensamento Computacional’ e ’Programação’ mapeando esses conceitos em diferentes níveis de educação, a partir do primeiro ano de escolaridade. O maior objetivo desta Tese e a construção de uma Plataforma Web que ajuda a construir um repositório de Recursos Pedagógicos classificados os quais vão ser usados pelos professores nas aulas. Esta plataforma também irá ajudar os professores a procurar o tipo de recurso que querem utilizar nas suas aulas. Os mecanismos de classificação e de procura inteligente são baseados na ontologia construída. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | por |
dc.subject | Education | por |
dc.subject | Computational thinking | por |
dc.subject | Web platform | por |
dc.subject | Programming | por |
dc.subject | Ontology | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Pensamento computacional | por |
dc.subject | Plataforma web | por |
dc.subject | Programação | por |
dc.subject | Ontologia | por |
dc.title | Micas, a web platform to support teachers of computing at school | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203084047 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Engenharia | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Cristina Branco Azevedo.pdf | 7,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons