Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/81745

TitleArtificial Intelligence empowerment in managerial decision-making
Author(s)Gomes, Ana Isabel Vilaça
Advisor(s)Crispim, José António Almeida
KeywordsInteligência artificial
Sistemas de informação
Tomada de decisão na gestão
Teoria do caos
Grandes empresas e PME
Artificial intelligence
Information system
Managerial decision-making
Chaos theory
Big firms
SME
Issue date8-Nov-2022
Abstract(s)A inteligência artificial (IA) é um dos temas mais interessantes de estudo e desenvolvimento, e fascinante no que às diferentes aplicações e usos diz respeito. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi compreender a relação da IA na tomada de decisão na gestão. Assim, a teoria desenvolvida focou-se no crescimento da relação entre tecnologia e a gestão, no que toca à tomada de decisão, salientando a evolução dos sistemas de informação (SI) à IA em termos de tomada de decisões estratégica, tática e operacional. Nesta linha de pensamento, o objetivo era perceber se o uso da tecnologia/IA era condicionado pelas características das empresas, em termos de pequenas, médias ou grandes empresas. Também, analisar o potencial da IA e/ou tecnologias nas empresas, de forma a perceber as mudanças sentidas nas organizações devido às alterações provocadas pela IA/tecnologia. Adicionalmente, passou por perceber o impacto da IA nos gestores, em termos de cooperação, se estavam no peso ideal para trabalhar e para construir o sucesso, e se tinham sugestões para atualizar ou implementar IA nas empresas. A amostra é composta por administradores e CEOs de pequenas, médias e grandes empresas, que foram submetidos a uma entrevista. Os resultados do conteúdo de análise das entrevistas reforçam as ideias exploradas na revisão da literatura, mostrando que o uso da IA na tomada de decisão era maioritariamente presente em grandes empresas, empresas com maiores condições para investir, já em PME notou-se uma maior utilização de SI combinado com a racionalidade humana. A teoria do caos, permitiu perceber que as empresas apresentadas na pesquisa não implementam IA/tecnologias nos processos como uma tentativa de resolver problemas, mas de entender se o seu uso traria benefícios. Além disso, percebeu-se que as empresas não tinham conhecimento das potencialidades da IA para aplicar nas diversas áreas, mas que eram conscientes do seu valor. Por fim, relativamente aos impactos das tecnologias/IA nos trabalhadores, foi sentido pela maioria uma resistência para a sua implementação, vendo-as como uma ameaça, mas aceitando assim que observavam melhores, mais rápidos e precisos resultados. Os entrevistados, conscientes do peso da IA no mundo, mencionaram que o motivo desta resposta era derivado do medo do desconhecido, não os impedindo de crescer, implementar e aprender.
Artificial intelligence (AI) is one of the most interesting topics to be studied and developed and fascinating in terms of the different applications and usages. The aim of this research work was to understand the relationship of AI in manage-rial decision-making. Hence, the theory developed was focused on the growth of the rela-tionship between technology and management, specifically in decision-making, noticing the evolution of information systems (IS) to artificial intelligence directed to strategical, tactical, and operational decision-making. This line of thought was followed to understand if the usage of technology and AI was conditioned by firms’ characteristics, in terms of being small, medium, and big firms. The research focused also in analyse the potential of AI and/or technologies in firms, more precisely, understand the changes on organizations due to the alterations provided by AI and technology. Also, understand the impact of AI in managers, in terms of cooperation if it was in the ideal weight to work and build success, and if they had suggestions to upgrade or implement AI within their firms. The sample was composed by administrates and CEOs of small, medium, and big firms, that were sub-mitted to an interview. The results of the content of analysis of the interviews reinforce the ideas exposed in the literature review, showing that the use of AI was most used in big firms, with higher conditions to invest on it, rather than in medium and small firms, that use IS combined with human rationality. With the help of chaos theory, it was perceived that the firms pre-sented in the research do not implement AI/technologies in their processes as an attempt of solve problems but to understand if their usage would bring valuable benefits to them. Additionally, it was observed that the firms were not owning knowledge of the potential-ities of the vast existence of tools with AI to apply in several areas but know that it builds success. Finally, there were quested the impacts of technologies and AI in the workers within firms, demonstrating that most of them offer resistance when implementing AI and technologies, feeling threatened but ends with the acceptance of it by seeing the better, quickly, and accurate results presented by it. The quested people mentioned that most of them fear the unknown, but it does not stop them from growing and working in the pro-cess of implement and know it, being aware of the increase its applications in the world.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81745
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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