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https://hdl.handle.net/1822/81685
Título: | O ensino (do) português na Alemanha. Um foco nos falantes de herança |
Autor(es): | Flores, Cristina Correia, Liliana Melo-Pfeifer, Sílvia |
Data: | 2022 |
Editora: | Editora da Universidade do Porto |
Citação: | Correia, Liliana, Flores, Cristina & Melo-Pfeifer, Sílvia (2022). O ensino (do) português na Alemanha. Um foco nos falantes de herança. In F. Calvo del Olmo, S. Melo-Pfeifer & S. Souza (eds.), Português Língua Não Materna: Contextos, Estatutos e Práticas de Ensino numa Visão Crítica (pp. 159 – 185). Porto: Editora da Universidade do Porto. https://www.up.pt/press/books/portugues-lingua-nao-materna-contextos-estatutos-e-praticas-de-ensino-numa-visao-critica |
Resumo(s): | [Exerto] Introdução: A história do Português na Alemanha, pelo menos na perspetiva lusa que admitimos desde o início, está muito ligada à história da recuperação económica deste país uma década após o final da Segunda Guerra Mundial e à assinatura do acordo de recrutamento de migrantes para ajudar a superar a falta de mão de obra de uma economia em recuperação. No pós-guerra, foram assinados vários acordos entre a República Federal da Alemanha e vários países do sul da Europa, com vista ao recrutamento de trabalhadores não só portugueses, mas também turcos, italianos e gregos, para referirmos apenas alguns. No entanto, a presença de falantes de Português não se pode resumir, neste contexto geográfico, ao número de falantes de Português Europeu (PE). Pelo facto de o Português ser uma língua pluricêntrica, para termos uma visão integrada de falantes de Português na Alemanha, necessitamos de contar com os falantes de Português de todas as latitudes. Os dados acerca da presença de cidadãos de países de língua oficial portuguesa nem sempre coincidem em todas as fontes, pelo que apresentamos, na Tabela 1, os dados recolhidos em Statista, que utiliza os mesmos critérios de inclusão, relativos à evolução do número daqueles cidadãos entre 2017 e 2019. Os números referem-se à presença dos cidadãos na sua globalidade e não a novas entradas(1).[...] |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81685 |
ISBN: | 978-989-746-332-7 |
Versão da editora: | https://www.up.pt/press/books/portugues-lingua-nao-materna-contextos-estatutos-e-praticas-de-ensino-numa-visao-critica |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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