Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81624

TítuloA assistência da Misericórdia de Braga aos pobres (século XVII)
Outro(s) título(s)Braga’s Misericórdia assistence to the poor (XVII century)
Autor(es)Leite, António Sérgio Teixeira
Orientador(es)Araújo, Maria Marta Lobo de
Palavras-chaveMisericórdia de Braga
Assistência
Pobres e esmolas
Assistence
Poors and alms
Data26-Jun-2022
Resumo(s)À semelhança de outras cidades portuguesas e europeias, Braga conheceu elevados níveis de pobreza no século XVII, tornando-se importante compreender como esta fazia parte integrante do quotidiano das pessoas e de que forma era minimizada. Igualmente é relevante também contextualizá la, ou seja, inseri-la num contexto mais vasto, como nos esforçamos por demonstrar não somente em termos nacionais, mas também locais, ou seja, na cidade. Temáticas como o sexo do esmolado, o tipo de ajuda prestada e mecanismos de esmola tornam se necessários para possuir uma visão mais alargada do fenómeno e compreender como esta cresceu na cidade. Importante pareceu-nos também conhecer os lugares de maior assistência, possivelmente de maior pobreza na cidade. Com particular atenção nos efeitos nefastos causados pelas políticas tributárias filipinas, para suportar as várias guerras em que o Império castelhano estava envolvido, mas também os reflexos sociais da Restauração, que nos arrastou para uma guerra de 28 anos, a guerra da Restauração, a nossa análise possibilita compreender as necessidades da população pobre de Braga e as esmolas da Santa Casa. Assim, conseguimos compreender como estes marcos fizeram aumentar gradualmente o fluxo de esmolas, o que diz muito sobre a pobreza e as pressões económicas que a sociedade bracarense sentia. As práticas da Santa Casa de Braga devem ser integradas na política de uma instituição vocacionada para a práticas das 14 obras de misericórdia, inserida num contexto de Contrarreforma, período em que estas erram muito valorizadas enquanto mecanismo de salvação, mas também de afirmação perante as outras igrejas. Deste modo, a Misericórdia de Braga procurou conciliar as suas obras de misericórdia corporais e espirituais com a restante ideologia cristã, usando algumas datas de particular relevância religiosa, como eram a Quaresma, nomeadamente a Semana Santa e as Endoenças, Natal, Fiéis Defuntos e dia de Santa Isabel. Eram momentos especiais de distribuição de esmolas aos pobres, prática muito valorizada pela igreja católica.
Like many other Portuguese and European cities, Braga has known extremely high levels of poverty in the seventeenth century, becoming quite important to understand how this condition was integrated in people’s daily life and how it was mitigated. It’s also relevant to set a context, meaning, seeing it as an overview of the all picture, this way we can demonstrate not only on the national scenario, but also in the city itself. Themes like the gender of the aided and what kind of support was given become critical to understand a better overview of the phenome and comprehend the city growth itself. We also think important to show light on the places which are the most supported as they seem to be the ones with the highest rates of poverty. With particular emphasis on the catastrophic effects of the Filipine taxation, in order to raise funds for the many wars the Spanish were in, but also the “Restauração” war that dragged the Reign onto a 28 years’ war. Our analysis allows us to understand the needs of the city’s population and the alms given. This way we can clearly see how this marks popped up the poverty and amount of charity being conducted, something that tells us a lot about the pressure that this society was being inflicted. The practices applied by the Santa Casa must be integrated as institutional policies made to the practice of the 14 works of Misericordia, in a context of Reform and Counter Reform, from a point of view of salvation to a manner of ecclesiastic affirmation. This way the Misericordia de Braga conducted both body and spiritual realms of work which integrated the Cristian paradox, with emphasis on the Christmas and Easter periods. Namely the holy week, all saint’s day, Christmas, Easter and the patron saint day Santa Isabel. Those dates were preferred days to perform assistance to the poor a highly valued practice by the Church.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em História
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81624
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DH - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

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