Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81577

TítuloA transformação digital nas pequenas e médias empresas portuguesas em contexto de pandemia: o caso do Marketplace Matosinhos Presente
Outro(s) título(s)The digital transformation in portuguese small and medium-sized enterprises in the context of a pandemic: the case of Matosinhos Presente Marketplace
Autor(es)Faria, Mariana Filipa Freitas
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Palavras-chaveApoios governamentais
COVID-19
E-commerce
PME
Transformação digital
Digital transformation
Government support
SME
Data26-Jul-2022
Resumo(s)Apesar da sua importância, a adoção da transformação digital por parte das Pequenas e Médias Empresas (PME) tem enfrentado ao longo dos últimos anos alguns entraves, dadas as dificuldades que as mesmas apresentam na inicialização deste processo. Assim, este estudo tem como objetivo principal compreender de que forma estas empresas se reinventaram para fazer face às restrições que lhe foram impostas em período pandémico, sendo, deste modo, analisada a importância da Transformação Digital na estratégia empresarial das PMEs Portuguesas, em contexto de pandemia (COVID-19). Assim, foi estudado o papel das instituições governamentais e não governamentais na transformação digital das PMEs, sendo analisada uma iniciativa desenvolvida, neste período, com o intuito de promover a digitalização entre as Pequenas e Médias Empresas (PME) Portuguesas, o Marketplace Matosinhos Presente. Trata-se de uma iniciativa que partiu da Câmara Municipal de Matosinhos e da Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, que visa a promoção da digitalização dos pequenos negócios locais e do comércio tradicional do concelho de Matosinhos. Para tal, o método de recolha de dados definido foi a entrevista-semiestruturada, sendo realizadas entrevistas quer com um responsável pelo Marketplace quer com empresas presentes nesta plataforma, num total de nove empresas. Os resultados demonstram que a pandemia implicou uma reestruturação total ou parcial da estratégia das empresas, em que os meios digitais são agora, mais do que nunca, parte integrante do seu negócio. Contudo, a transformação digital continua a ser um processo desafiante para as PMEs, revelando o caso Marketplace Matosinhos Presente uma elevada iliteracia digital, entre o comércio tradicional. No entanto não foram reveladas dificuldades no manuseamento da plataforma, estando, no entender das empresas, o seu sucesso comprometido pela fraca divulgação entre os meios locais e pelo desacompanhamento dos responsáveis. Estes resultados sugerem algumas recomendações para a gestão. Para o sucesso da transformação digital nas empresas, é importante investir na formação, em particular dos líderes das empresas, que poderão conduzir ao sucesso da sua implementação na organização. É também importante um suporte mais eficaz junto dos comerciantes do concelho, bem como melhorar a promoção e divulgação do Marketplace junto do consumidor final.
Despite the importance of digital transformation, over the past few years, its adoption by Small and Medium-sized Enterprises (SMEs), has faced some barriers given the difficulties these companies have in initiating this process. Thus, this study’s main goal is to understand how companies reinvented themselves to deal with the constraints imposed on them during the pandemic. In this way, the importance of digital transformation in the business strategy of Portuguese SMEs, in a pandemic context, is analyzed. For that, the role of governmental and non-governmental institutions in the digital transformation of SMEs was studied, being analyzed one initiative developed during this period with the aim of promoting digitalization among Portuguese Small and Medium-sized Enterprises (SMEs), Matosinhos Presente Marketplace. This is an initiative from Câmara Municipal de Matosinhos and Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, which aims to promote the digitalization of small local business and traditional commerce in the Matosinhos Municipality. To this end, the data collection method defined was the semi structured interview, with interviews being conducted both with a person responsible for the Marketplace and also with companies present on this platform, integrating this study a total of nine companies. The results show that the pandemic has implied a total or partial restructuring of the companies’ strategy, where digital media are now, more than ever, an integral part of their business. However, digital transformation continues to be a challenging process for SMEs, with the case of Matosinhos Presente Marketplace revealing a high digital illiteracy among traditional commerce. Nevertheless, no difficulties were revealed in the handling of the platform, being, in the company’s perspective, its success compromised by the poor dissemination among the local media and by the unattendance of the responsible. These results suggest some recommendations for management. For the success of digital transformation in companies, it is important to invest in training, in particular for business leaders, which may lead to the success of its implementation in the organization. It is also important to provide more effective support to retailer in the municipality, and to improve the promotion and dissemination of the Marketplace to the final consumer.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81577
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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