Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81572

TítuloO impacto da liderança ética na avaliação de desempenho ético
Outro(s) título(s)The impact of ethical leadership in the evaluation of ethical performance
Autor(es)Silva, Pedro Alexandre Lopes
Orientador(es)Freire, C.
Palavras-chaveDesempenho ético
Liderança ética
Satisfação com a Avaliação de Desempenho
Valores éticos
Ethical performance
Ethical leadership
Satisfaction with Performance Evaluation
Ethical values
Data18-Jul-2022
Resumo(s)O objetivo do presente estudo consiste na análise do impacto da liderança ética no desempenho ético e na investigação do papel mediador da satisfação com a avaliação de desempenho. Um questionário foi respondido por 102 profissionais que exercem as suas funções em instituições privadas, de diferentes setores de atividade e que foram objeto de avaliação de desempenho. Foram examinados os modelos de regressão linear com o objetivo de avaliar estatisticamente a relação entre as variáveis em estudo e testar as hipóteses formuladas. Os resultados indicaram uma relação entre a liderança ética e o desempenho ético. O modelo de mediação com a variável satisfação com a avaliação de desempenho, indicou que a liderança ética se relaciona de forma positiva com a satisfação com a avaliação de desempenho e, que níveis mais elevados de liderança ética levam a um aumento dos níveis de satisfação. Os resultados permitem também concluir que existe uma redução de intensidade, mas a relação liderança ética e desempenho ético com a introdução da satisfação com a avaliação de desempenho não revelou significância estatística. Os resultados são devidamente discutidos e igualmente apresentadas as contribuições para a prática das organizações privadas. São expostas determinadas limitações que foram encontradas no desenvolvimento deste estudo e que podem contribuir para investigações futuras sobre a liderança ética no âmbito do desempenho ético. O valor acrescentado deste estudo empírico revela-se na análise da relação entre a liderança ética e o desempenho ético e como esta relação é mediada pela satisfação com a avaliação de desempenho. Desta forma, o presente documento não só contribui para a comunidade académica como também apresenta um leque de conclusões e soluções de grau de utilidade para as organizações, com especial destaque para os Gestores de Recursos Humanos no desenvolvimento de estratégias, formação e acompanhamento das suas lideranças.
The purpose of this study is to analyze the impact of ethical leadership on ethical performance and to explore the mediating role of satisfaction with performance evaluation. A questionnaire was answered by 102 professionals from companies from various sectors of activity, who have been the object of performance evaluation and who exercise their functions in private institutions. Linear regression models were examined with the aim of statistically evaluating the relationship between the variables under study and testing the formulated hypotheses. The results indicated a relationship between ethical leadership and ethical performance. The mediation model with the variable satisfaction with performance evaluation indicated that ethical leadership is positively related to satisfaction with performance evaluation and that higher levels of ethical leadership lead to an increase in satisfaction levels. The results also allow to conclude that there is a reduction in intensity, but the relationship between ethical leadership and ethical performance with the introduction of satisfaction with performance evaluation does not lose statistical significance. The results are duly discussed and contributions to the practice of private organizations are also presented. Certain limitations that were found in the development of this study are exposed and that may contribute to future investigations on ethical leadership in the context of ethical performance. The added value of this empirical study is revealed in the analysis of the relationship between ethical leadership and ethical performance and how this relationship is mediated by satisfaction with performance evaluation. in such manner, this document not only contributes to the academic community, but also presents a range of conclusions and solutions that are useful to organizations, with special emphasis on the Human Resources Departments in the development of strategies, training and monitoring of their leaders.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81572
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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