Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8139

TítuloIntegração da internet nas aulas de educação visual e tecnológica
Autor(es)Carvalho, Marta Pinto de
Orientador(es)Freitas, Cândido Varela de, 1936-
Cruz, Angélica Lima
Data1-Abr-2008
Resumo(s)O crescente apetrechamento das escolas com computadores e acesso à Internet, a sua crescente utilização em contexto educativo e o incentivo para tal. A existência de recursos publicados na Internet que poderão ser utilizados na sala de aula de educação artística. O papel do professor e alunos neste novo contexto de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. São pontos de partida para esta dissertação. Este estudo baseia-se numa proposta de Integração da Internet no contexto natural da sala de aula da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, leccionada no 2º ciclo do Ensino Básico. Pretende-se compreender como essa proposta, que consiste na selecção de páginas web a serem trabalhadas pelos alunos em diferentes momentos de uma unidade de trabalho, é aplicada por duas professoras e se a interacção com os conteúdos online possibilita aos alunos a aquisição de aprendizagens significativas. Estuda-se este contexto através da observação da actuação e interacção das professoras e alunos de uma turma do 5º ano.
The increase equipping of schools with computers and Internet access, the increase of its use in the educational context, and the incentive for such. The existence of resources published on the Internet that can be used in the art class. The role of the teachers and students in the new context of ICT - Information and Communication Technologies. These are starting points for this dissertation. This study is based on a proposal of how to integrate the Internet into the art class, taught in the k12 level. The intention of the study is to understand how the proposal, based on a pre selection of web pages to be worked in different moments of a lesson plan, is integrated by the two participant teachers, and if the interaction with the online resources makes it possible for the students to acquire significant learning. This will be studied by direct observation of the context in which it happens, the art classroom.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8139
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseMestrado_MartaPinto_2008_.pdf1,86 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID