Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/8139
Título: | Integração da internet nas aulas de educação visual e tecnológica |
Autor(es): | Carvalho, Marta Pinto de |
Orientador(es): | Freitas, Cândido Varela de, 1936- Cruz, Angélica Lima |
Data: | 1-Abr-2008 |
Resumo(s): | O crescente apetrechamento das escolas com computadores e acesso à Internet, a
sua crescente utilização em contexto educativo e o incentivo para tal. A existência de
recursos publicados na Internet que poderão ser utilizados na sala de aula de educação
artística. O papel do professor e alunos neste novo contexto de utilização das Tecnologias
de Informação e Comunicação. São pontos de partida para esta dissertação.
Este estudo baseia-se numa proposta de Integração da Internet no contexto natural
da sala de aula da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, leccionada no 2º ciclo do
Ensino Básico. Pretende-se compreender como essa proposta, que consiste na selecção de
páginas web a serem trabalhadas pelos alunos em diferentes momentos de uma unidade
de trabalho, é aplicada por duas professoras e se a interacção com os conteúdos online
possibilita aos alunos a aquisição de aprendizagens significativas. Estuda-se este contexto
através da observação da actuação e interacção das professoras e alunos de uma turma do
5º ano. The increase equipping of schools with computers and Internet access, the increase of its use in the educational context, and the incentive for such. The existence of resources published on the Internet that can be used in the art class. The role of the teachers and students in the new context of ICT - Information and Communication Technologies. These are starting points for this dissertation. This study is based on a proposal of how to integrate the Internet into the art class, taught in the k12 level. The intention of the study is to understand how the proposal, based on a pre selection of web pages to be worked in different moments of a lesson plan, is integrated by the two participant teachers, and if the interaction with the online resources makes it possible for the students to acquire significant learning. This will be studied by direct observation of the context in which it happens, the art classroom. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8139 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TeseMestrado_MartaPinto_2008_.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |