Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81292

TítuloAvaliação das políticas ativas de emprego: o caso das sub-regiões do Cávado e do Ave (NUTSIII)
Outro(s) título(s)Active labour market policies evaluation: the case of Cávado and Ave sub-regions (NUTS III)
Autor(es)Mesquita, Diogo Nuno
Orientador(es)Sousa, Sílvia Cristina Conduto
Palavras-chaveDesemprego
Economia social
Mercado de trabalho
Políticas ativas de emprego
Active labour market policies
Labor market
Social economics
Unemployment
Data5-Ago-2022
Resumo(s)O desemprego é um problema social profundo, que prejudica a economia e o bem-estar social da população. É um fenómeno afetado pelas evoluções da sociedade, por fatores como a procura e a oferta, que exigem ajustes constantes aos níveis de qualificação dos recursos humanos disponíveis, por um equilíbrio no mercado de trabalho. Para isso, as políticas ativas de emprego desempenham um papel fundamental, enquanto força de resistência a elevadas taxas de desemprego. Compreender esse papel, e analisar a sua eficácia como promotor da empregabilidade dos indivíduos, é o ponto fulcral deste trabalho. É estudado o ponto de vista dos participantes ao nível das motivações e de como avaliam a experiência. A partir de uma colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, difundiu se um questionário pelos beneficiários das sub-regiões em causa, obtendo-se 1.270 respostas, que são descritas e analisadas. São também aplicados modelos econométricos que permitem observar o impacto da participação numa medida ativa de emprego na empregabilidade dos beneficiários, dependendo do seu perfil e caraterísticas. Os resultados obtidos sugerem que a participação, de forma geral, beneficia a empregabilidade dos indivíduos.
Unemployment is a profound social problem that harms the economy and the social well-being of the population. It is a phenomenon affected by the evolution of society, by factors such as demand and supply, that require constant adjustments of the qualification levels of the human resources available for a balanced labor market. For this, active labour market policies play a key role as a resistance to high unemployment rates. Understand this role, and analyze it’s efficacy as a promoter of the employability of the individuals is the focal point of this work. The participants point of view is studied in terms of their motivations for and how they evaluate the experience. In a collaboration with the Instituto do Emprego e Formação Profissional, a questionnaire was distributed among the beneficiaries of the sub-regions in question, obtaining 1,270 responses, which are described and analyzed. Econometric models are also applied to observe the impact of a participation in an active labour market measure has on the beneficiaries employability, depending on their profile and characteristics. The obtained results suggest that the participation, in general, benefits the individuals employability.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Social
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81292
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diogo Nuno Abreu Mesquita Pinto.pdf3,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID