Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81224

TítuloFatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica
Autor(es)Campos, Karina Araújo
Orientador(es)Lopes, João A.
Palavras-chaveAutoeficácia
Escola
Estudante
Desempenho académico
Academic performance
School
Self-efficacy
Student
Data11-Out-2022
Resumo(s)O desempenho acadêmico é de reconhecida importância para as trajetórias de vida individuais e sucesso ao longo da vida. O conhecimento dos factores envolvidos no desempenho académico, como é o caso da percepção de autoeficácia, é por isso muito relevante. O objetivo do presente estudo é, através de uma revisão sistemática da literatura, perceber a relação entre a autoeficácia académica e o desempenho académico, bem como os fatores mediadores e moderadores desta relação, como por exemplo estratégias metacognitivas, o relacionamento professor-aluno e o bem-estar pessoal. A revisão da literatura será conduzida seguindo as diretrizes PRISMA. Espera-se, com este estudo, não só aumentar o conhecimento teórico sobre a relação entre desempenho académico e autoeficácia como aplicar este conhecimento a situações escolares reais.
Academic performance is of recognized importance to individual life trajectories and lifelong success. Knowledge of the factors involved in academic performance, such as the perception of self-efficacy, is therefore very relevant. The aim of the present study is, through a systematic literature review, to understand the relationship between academic self-efficacy and academic performance, as well as the mediating and moderating factors of this relationship, such as metacognitive strategies, the teacher student relationship, and the personal well-being. The literature review will be conducted following PRISMA guidelines. This study hopes to increase theoretical knowledge about the relationship between academic performance and self-efficacy and apply this knowledge to real school situations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81224
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Karina Araujo Campos.pdf350,07 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID