Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81224
Título: | Fatores mediadores e moderadores da relação entre o desempenho acadêmico e a autoeficácia acadêmica |
Autor(es): | Campos, Karina Araújo |
Orientador(es): | Lopes, João A. |
Palavras-chave: | Autoeficácia Escola Estudante Desempenho académico Academic performance School Self-efficacy Student |
Data: | 11-Out-2022 |
Resumo(s): | O desempenho acadêmico é de reconhecida importância para as trajetórias de vida individuais e sucesso
ao longo da vida. O conhecimento dos factores envolvidos no desempenho académico, como é o caso
da percepção de autoeficácia, é por isso muito relevante. O objetivo do presente estudo é, através de
uma revisão sistemática da literatura, perceber a relação entre a autoeficácia académica e o
desempenho académico, bem como os fatores mediadores e moderadores desta relação, como por
exemplo estratégias metacognitivas, o relacionamento professor-aluno e o bem-estar pessoal. A revisão
da literatura será conduzida seguindo as diretrizes PRISMA. Espera-se, com este estudo, não só
aumentar o conhecimento teórico sobre a relação entre desempenho académico e autoeficácia como
aplicar este conhecimento a situações escolares reais. Academic performance is of recognized importance to individual life trajectories and lifelong success. Knowledge of the factors involved in academic performance, such as the perception of self-efficacy, is therefore very relevant. The aim of the present study is, through a systematic literature review, to understand the relationship between academic self-efficacy and academic performance, as well as the mediating and moderating factors of this relationship, such as metacognitive strategies, the teacher student relationship, and the personal well-being. The literature review will be conducted following PRISMA guidelines. This study hopes to increase theoretical knowledge about the relationship between academic performance and self-efficacy and apply this knowledge to real school situations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81224 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Karina Araujo Campos.pdf | 350,07 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons