Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81180

TítuloRotatividade e retenção de talentos: o caso da Bosch Car Multimédia Portugal, S.A.
Outro(s) título(s)Turnover and talent retention: Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. Case
Autor(es)Soares, Diana Isabel Oliveira
Orientador(es)Ferreira, Ana Paula
Palavras-chaveAtração de talentos
Employee engagement
Gestão de recursos humanos
Recrutamento
Retenção de talentos
Rotatividade
Human resources management
Recruitment
Talent attraction
Talent retention
Turnover
Data2022
Resumo(s)O presente projeto foi elaborado no âmbito de um estágio curricular, para finalização do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, da Escola de Economia e Gestão, da Universidade do Minho. O objetivo primordial desta investigação é, por um lado, compreender o que causa as rescisões contratuais motivadas pelos colaboradores, e, por outro lado, como pode a Bosch Car Multimédia Portugal, S.A. aumentar a motivação dos seus colaboradores e, simultaneamente, aumentar a sua retenção. Para a presente investigação, foi necessário, em primeiro lugar, analisar os dados referentes às saídas voluntárias da organização, entre 2019 e 2021, incluindo as informações recolhidas durante as entrevistas de saída realizadas neste período. Em segundo lugar, realizaram-se entrevistas a colaboradores da Bosch, integrantes dos departamentos de inovação e desenvolvimento, para entender o que os motiva e desmotiva na organização, e como pode a Bosch Car Multimédia Portugal, S.A. implementar medidas em prol de aumentar a sua motivação a manter-se na organização. Por fim, e a partir dos dados recolhidos e analisados, foi possível propor algumas estratégias para resolver o problema em estudo, que a organização pode implementar em prol da resolução do referido problema.
This report was written within an academic internship, with the aim to finish the master’s degree in human resources management, from Economics and Management School, at University of Minho. The main goal of this investigation is to, on one hand, understand what drives turnover, and on the other hand, how can Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. increase their employees’ motivation and, at the same time, increase retention. First, it was necessary to analyse the data about voluntary turnover at the company between 2019 and 2021, including the information from exit interviews in this period. Second, some employees from innovation and development departments were interviewed, with the aim of understanding what motivates and unmotivates them at the company, and how can Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. implement some ideas to increase their motivation in staying at the organization. Last, from the analyses, it was possible to give some possible solutions for this problem, which the organization can implement to solve this main issue.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de estágio de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81180
AcessoAcesso embargado (2 Anos)
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Tese_versao_final_Diana_Soares.pdf
  Até 2025-01-01
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