Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81147

TítuloPreditores dos benefícios do apoio tutorial específico percebidos pelo professor-tutor
Outro(s) título(s)Predictors of the benefits of specific tutorial support perceived by the mentor
Autor(es)Freitas, Lisete Maria Guimarães da Costa
Orientador(es)Rosário, Pedro
Cunha, Jennifer
Palavras-chaveAutoeficácia
Compromisso afetivo
Experiência como tutor
Qualidade da relação
Tutoria
Affective commitment
Mentoring
Prior mentor's experience
Relationship quality
Self-efficacy
Data28-Jul-2022
Resumo(s)O Apoio Tutorial Específico surgiu no contexto educativo português em 2016, com o Despacho Normativo n.º 4-A/2016, de 16 de junho. Existem diversos estudos acerca da implementação de programas de tutoria, o seu impacto e variáveis associadas à sua eficácia. Contudo, a nível nacional, poucos são os estudos que avaliam as medidas e programas desenvolvidos. Assim, o presente estudo pretendeu aumentar o conhecimento acerca da medida educativa Apoio Tutorial Específico, analisando as variáveis do professor-tutor que melhor predizem os seus benefícios: a qualidade da relação de tutoria, a autoeficácia do tutor, o compromisso afetivo e a experiência prévia do tutor. Participaram 140 professores de diferentes zonas do país, previamente formados e que tinham exercido a função de tutor por um período mínimo de um ano letivo. Os participantes responderam a um questionário online. O modelo de regressão linear múltipla revelou que a autoeficácia e a qualidade da relação são preditores estatisticamente significativos dos benefícios do Apoio Tutorial Específico percebidos pelo professor-tutor. Não foram encontrados resultados significativos nos restantes preditores. Os dados sugerem a necessidade de as escolas investirem na formação dos professores-tutores e na monitorização da sua prática de forma a promover a autoeficácia e qualidade da relação. A experiência prévia como tutor e o compromisso afetivo não são suficientes para o sucesso das práticas de tutoria. Implicações para a investigação são também providenciadas neste estudo.
The Specific Mentoring Support emerged in the Portuguese educational context in 2016, with the educational policy n.º 4-A/2016, of 16 June. There are several studies about the implementation of mentoring programs, their impact and variables associated with their effectiveness. However, in Portugal, the studies that evaluate the measures and programs developed are limited. Thus, the present study aimed to increase our knowledge about the Specific Mentoring Support, analyzing the mentor’s variables that best predict the benefits of this measure: the quality of the mentoring relationship, the mentor's self efficacy, the affective commitment and the prior experience of the mentor. Participants were 140 trained teachers from different parts of the country and who had worked as a mentor for a minimum period of one school year. Participants completed an online questionnaire. The multiple linear regression model showed that self-efficacy and relationship quality are statistically significant predictors the benefits of Specific Tutorial Support perceived by the mentor. No significant results were found for the remaining predictors. Data suggest that schools need to invest on mentor-teachers' training and practice monitoring to foster their self-efficacy and relationship quality. Prior experience and affective commitment are not sufficient to the success of mentoring practices. Implications for research also provided.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81147
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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