Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81131

TítuloIntegração de crianças imigrantes brasileiras em escolas portuguesas: um estudo exploratório
Outro(s) título(s)Integration of brazilian immigrant children schools
Autor(es)Seixas, Gilda da Silva
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveCrianças imigrantes
Interculturalidade
Multiculturalismo
Immigrant children
Interculturality
Multiculturalism
Data16-Nov-2021
Resumo(s)A migração é o processo de mudança de país em busca de novas oportunidades, empregos, e melhores qualidades de vida. Brasileiros tem migrado para Portugal devido a facilidades como a língua do país e obtenção de cidadania Portuguesa. Essa dissertação de mestrado visa compreender a integração de crianças Brasileiras em escolas portuguesas, avaliando questões relacionadas à migração, adaptação, percepções e planos para o futuro. Para isso foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com catorze crianças, entre seis e dezessete anos, e onze pais. As entrevistas abordaram questões relacionadas à migração e adaptação das crianças nas escolas portuguesas e foram diferentes para crianças e pais. Os resultados foram avaliados através da análise de conteúdo das resposta. Os resultados indicam que o principal motivo da imigração das família é a busca por segurança. A maioria das crianças indicou estar bem integrada às escolas, mas relataram diversas situações de exclusão. Crianças e pais apresentaram dificuldades no relacionamento com os professores Portugueses, que é visto como menos pessoal e acolhedor em relação aos professores Brasileiros. Crianças e pais também compartilharam a percepção de que Portugal ofereceu melhores possibilidades de qualidade de vida e segurança para as famílias imigrantes. É recomendado que pais, professores e escolas optem por abordagens que considerem o multiculturalismo e a interculturalidade na inserção de crianças imigrantes, favorecendo assim a construção de uma sociedade mais justa e integrada. Este estudo é uma ferramenta importante para a elaboração de políticas públicas e a discussão de perspectivas de integração da criança imigrante dentro de escolas portuguesas.
Migration is the process related to moving to another country searching for new opportunities, jobs, and better life quality. Brazilians have been moving to Portugal due to facilities such as the language of the country and obtaining of Portuguese citizenship. This master's dissertation aims to comprehend the integration of Brazilian children in Portuguese schools, assessing issues related to migration, adaption, perceptions, and plans for the future. For this purpose, semi structured interviews were conducted with fourteen children between six and seventeen years old and eleven parents. The interviews included questions related to migration and adaption of these children in Portuguese schools and were different for children and parents. The results were assessed using statement analyzes. The results indicate that the main reason for the migration of the families is the search for safety. Most children indicated to be well integrated into the schools but also stated the situation of exclusion. Children and parents presented difficulties in the relationship with Portuguese professors, which is less personal and friendly than with Brazilian professors. Children and parents also share the perception that Portugal offered better life quality possibilities and safety to immigrant families. It is recommended that parents, professors, and schools opt for a multicultural and intercultural approach at the insertion of immigrant children, favoring the construction of a fairy and inclusive society. This study is an important tool for the elaboration of public policies and for the discussion of integration perspectives of immigrant children in Portuguese schools.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança - Supervisão, Pedagogia e Interculturalidade na Infância
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81131
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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