Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81051

TítuloRevistas de culinária de supermercados portugueses: discursos contraditórios para as mães
Autor(es)Luderer, Cynthia
Ferreira, Luciana
Editor(es)Ferreira, Francisco Romão
Siqueira, Denise da Costa Oliveira
Blacha, Luis Ernesto
Prado, Shirley Donizete
Palavras-chaveAgenda 2030
Mulheres na cozinha
Continente magazine
Revista sabe bem
Enquadramento midiático
Discursos alimentares
Consumo alimentar
Alimentação infantil
Data2022
EditoraEditora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA)
CitaçãoLuderer, C., & Ferreira, L. (2022). Revistas de culinária de supermercados portugueses: Discursos contraditórios para as mães. In F.Ferreira, D.Siqueira, L.Blacha, & S.Prado (Eds.) Comensalidades em narrativa: Estudos de mídia e subjetividade (pp. 251-270). UFBA.
Resumo(s)Há muitos fatores e variadas vozes que contribuem para a escolha de um comensal. Os apelos partem de diferentes instâncias, como: da saúde pública, das agências governamentais, das escolas, das indústrias e dos distribuidores de alimentos, assim como da comunidade mais próxima, por exemplo, ou dos meios de comunicação, que veiculam mensagens, as quais circulam pelos diferentes suportes comunicacionais e ditam as vozes de diferentes agentes especializados. Com o propósito de desvendar uma parte desse relevante setor, propomos neste trabalho tratar de duas revistas impressas, que fazem parte das estratégias de marketing das duas maiores redes de distribuição de alimentos em Portugal, a Sonae e a Jerónimo Martins. Respectivamente, ambas controlam as redes dos supermercados Continente e Pingo Doce, e veiculam, há mais de uma década, as revistas Continente Magazine e Sabe Bem, que são comercializadas nos próprios ambientes dos supermercados. As narrativas desses dois veículos comunicacionais são aqui analisadas tendo como foco as mensagens relacionadas com o consumo alimentar vinculado às crianças. Foi relevante perceber que as mulheres apresentam-se como o público alvo dessas revistas e o apoio da antropologia do consumo foi necessário para conferir as mensagens a elas destinadas. A partir dos quadros de referência das representações sociais no exercício da escolha alimentar das mães coube desenvolver uma análise apoiada nas teorias do media framing (ou enquadramento midiático) e das representações sociais, que nos ampararam para entender esse contexto narrativo.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81051
ISBN978-65-5630-352-9
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capítulo 12- Comensalidades em narrativa- miolo-251-270.pdf155,4 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID