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TítuloUtilização de cenários como meio de avaliação de competências de liderança em gestão de projetos
Outro(s) título(s)Use of scenarios as a means of assessing leadership competencies in project management
Autor(es)Margalho, Élida Melo
Orientador(es)Lima, Rui M.
Mesquita, Diana
Palavras-chaveAvaliação de competências
Cenários
Gestão de projetos
Liderança
Rúbrica de avaliação
Skills assessment
Scenarios
Project management
Leadership
Assessment rubric
Data5-Jul-2022
Resumo(s)O objetivo deste estudo é a criação de um modelo de avaliação, baseado em cenários, para avaliar competências de liderança em profissionais de gestão de projetos. O desenvolvimento do modelo de avaliação teve como base o Manual de Entrevista da Universidade de McMaster desenvolvido por Michael G. DeGroote. O modelo desenvolvido neste projeto de mestrado foca na avaliação da competência de liderança, através do conjunto de indicadores de competência apresentados pelo Referencial do International Project Management Association (IPMA, 2015) de Competências Individuais para Gestão de Projetos, Programas e Portefólios. Para construir e avaliar este processo de avaliação, utilizaram-se dois elementos fundamentais: (1) desenvolveu-se uma rúbrica para avaliação da competência de liderança; (2) adaptou-se um processo de avaliação inspirado no modelo de McMaster, utilizando um cenário de liderança. Uma rubrica de avaliação é concebida como ferramenta para auxiliar o processo e compor os indicadores e medidas de desempenho a serem avaliados pelo modelo. Esta rúbrica passou por processos de validação interna e externa e por testes estatísticos de fiabilidade. Os resultados demonstraram as evidencias necessárias referidas na literatura para sua aplicabilidade. Além disso, um cenário simulado específico foi utilizado para permitir a aplicação do modelo de avaliação concebido. O modelo de avaliação foi aplicado através de entrevista com 13 participantes, sendo 10 profissionais, 2 avaliadores e 1 observador. O processo de recolha de dados foi realizado em três momentos: o primeiro momento na etapa de validação da rubrica de avaliação, o segundo momento durante a experiência quando os participantes responderam ao cenário e foram avaliados pelos avaliadores e o terceiro momento quando os participantes desenvolveram narrativas sobre a experiência vivida. Os dados foram analisados de forma quantitativa, para validação e fiabilidade, e qualitativa, para análise de narrativas sobre o processo de avaliação. Os resultados evidenciam que a utilização de cenários, como meio de avaliar competências, tem potencial de aplicação na gestão de projetos, e pode ser um modelo utilizado por organizações. A título de exemplo, pode utilizar-se na contratação profissional, na identificação de perfis dentro da organização, também em processos de certificação e na acreditação profissional. A utilização da rubrica de avaliação é de fundamental importância para que os avaliadores sejam orientados e consigam pontuar.
The purpose of this study is the creation of a scenario-based assessment model to evaluate leadership competencies in project management professionals. The development of the assessment model was based on the McMaster University Interview Manual developed by Michael G. DeGroote. The model developed in this master's project focuses on assessing leadership competency through the set of competency indicators presented by the International Project Management Association (IPMA, 2015) Benchmark of Individual Competencies for Project, Program and Portfolio Management. Two key elements were used to construct and evaluate this assessment process: (1) a rubric was developed for assessing the leadership competency; (2) an assessment process inspired by McMaster's model was adapted using a leadership scenario. An evaluation rubric is designed as a tool to assist the process and compose the indicators and performance measures to be evaluated by the model. This rubric went through internal and external validation processes and statistical reliability testing. The results demonstrated the necessary evidence referred to in the literature for its applicability. In addition, a specific simulated scenario was used to allow the application of the designed evaluation model. The evaluation model was applied through interview with 13 participants, being 10 professionals, 2 evaluators, and 1 observer. The data collection process was carried out in two moments: the first moment in the validation stage of the evaluation rubric, and the second moment during the experience when the participants responded to the scenario and were evaluated by the evaluators and the third moment when the participants developed narratives about their lived experience. Data were analyzed quantitatively, for validation and reliability, and qualitatively, for analysis of narratives about the evaluation process. The results show that the use of scenarios as a means of assessing competencies has potential application in project management, and can be a model used by organizations. As an example, it can be used in professional hiring, in identifying profiles within the organization, also in certification processes and professional accreditation. The use of the assessment rubric is of fundamental importance for the assessors to be guided and able to score.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão de Projetos de Engenharia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81047
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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