Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80995
Título: | A investigação em história da educação. Novos olhares sobre as fontes na era digital |
Editor(es): | Ribeiro, Cláudia Pinto Baptista, Eva, Afonso, José António Rocha, Juliana |
Data: | Dez-2021 |
Editora: | Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM) |
Resumo(s): | [Excerto] Os dias 5, 6 e 7 de setembro de 2019 foram quentes e solarengos. Foi um acaso, na verdade, pois mesmo uma ciência que trabalha com o tempo (histórico) tem dificuldade em garantir a boa vontade do tempo (meteorológico). Esses dias de bastante calor serviram também para acolher, na Escola Sá de Miranda, na cidade de Braga, o IX Encontro Ibérico de História da Educação, preparado cuidadosa e atempadamente pela Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP) e pela Sociedad Española de Historia de la Educación (SEDHE), numa modalidade diferente que decorria pela segunda vez: o formato de summer school (ou escola de verão), que reunia investigadores jovens e seniores, na sua maioria portugueses e espanhóis, com o objetivo de partilharem abertamente os modos de fazer e de pensar a História da Educação, mostrando, por um lado, a vitalidade, a criatividade e a imaginação da comunidade dos historiadores da educação peninsulares, por outro lado, a atenção aos debates e problemáticas teórico-metodológicas, sem esquecer a especificidade do conhecimento histórico. As conversas que giraram em torno d’A Investigação em História da Educação: Novos Olhares sobre as Fontes na Era Digital foram densas e demoradas, sérias e comprometidas com a responsabilidade de quem observa e pensa o passado, sabendo que carrega consigo o antídoto do esquecimento. No seguimento das muitas ideias, inquietações, expectativas e contributos que vieram à baila, decidiu-se, com o precioso apoio do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, lançar um desafio a todos os participantes: a publicação de um livro que reunisse as palavras faladas vertidas em palavras escritas. Se é verdade que só pensamos quando escrevemos, a redação destes textos obrigou os seus autores a revisitarem as suas ideias e construções de significado partilhadas no Encontro Ibérico, desta vez reescritas com os ecos dos contributos de quem teve a generosidade de apreciar, criticar, questionar e acrescentar valor aos trabalhos apresentados. [...] |
Tipo: | Livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80995 |
ISBN: | 978-989-8970-43-5 |
DOI: | 10.21747/978-989-8970-43-5/inv |
Versão da editora: | https://doi.org./10.21747/978-989-8970-43-5/inv |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Novos olhares sobre a História da Edycação.pdf | 9,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |