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https://hdl.handle.net/1822/80992
Título: | Eficiência organizacional e operacional: um caso de aplicação |
Outro(s) título(s): | Organizational and operational efficiency: a case of application |
Autor(es): | Costa, Arthur Hartmann Benzaquen |
Orientador(es): | Sampaio, Paulo |
Palavras-chave: | Eficiência organizacional Eficiência operacional Comunicação interna Padronização de Processos e Gestão da Performance Organizational efficiency Operational efficiency Internal communication Process Standardization and Performance Management |
Data: | 7-Abr-2022 |
Resumo(s): | Este presente projeto de dissertação foi elaborado no âmbito da finalização de uma etapa académica,
nomeadamente, do Mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade, da Universidade do Minho. O
trabalho foi realizado em uma empresa situada em Portugal continental, no sector industrial de
artigos desportivos, voltada para cinco diferentes dimensões: artigos metálicos, artigos plásticos,
artigos têxteis, calçados e equipamentos de ciclismo.
O objetivo principal do presente projeto foi melhorar a eficiência organizacional e operacional da
empresa, focando-se na comunicação interna; procedimentos, instruções de trabalho e padronização
dos processos; e na gestão da performance, voltada para a tomada de decisões. A eficiência,
diferentemente da eficácia, relaciona-se com o rendimento e com a capacidade de realizar atividades
com uma melhor utilização dos recursos disponíveis, sejam eles financeiros, humanos ou
operacionais.
A partir da revisão bibliográfica é possível relacionar o presente projeto desde a gestão do
conhecimento, assim como a disseminação da informação de forma centralizada e definições de
conhecimento tácito e conhecimento explícito, o peso do sistema de produção Toyota e como as
fundações de empresas de alto rendimento estão diretamente ligadas à padronização dos processos
e sua posterior estabilidade para aplicação da melhoria contínua, e em como a gestão da
performance e a análise de indicadores de desempenho influenciam na tomada de decisão da
empresa, com a eficiência global da organização, principalmente relacionando-se com a melhor
utilização dos recursos operacionais e humanos nas atividades do dia-a-dia.
O presente projeto foi orientado a partir da metodologia de investigação-ação, onde foi necessário
primeiramente uma fase de entendimento da situação anterior da empresa, quanto aos objetivos
almejados, uma fase de apresentação de propostas e sua devida implementação e uma última fase,
que por mais qualitativa que tenha sido, de coleta de resultados e a avaliação de trabalhos futuros,
com o intuito de manter e melhorar os pontos que foram implementados. This present dissertation project was elaborated within the scope of the completion of an academic stage, namely, the Master's Degree in Quality Engineering and Management, at the University of Minho. The work was carried out in a company located in mainland Portugal, in the industrial sector of sporting goods, focused on five different dimensions: metallic products, plastic products, textile products, footwear and cycling equipment. The main objective of this project was to improve the company's organizational and operational efficiency, focusing on internal communication; procedures, work instructions and standardization of processes; and in performance management focused on decision making. Efficiency, unlike effectiveness, is related to performance and the ability to carry out activities with a better use of available resources, whether financial, human, or operational. From the literature review it is possible to correlate the present project from knowledge management, as well as the dissemination of information in a centralized way and definitions of tacit knowledge and explicit knowledge, the weight of the Toyota production system and how the foundations of high-performance companies are directly linked to the standardization of processes and their subsequent stability for the application of continuous improvement, and how performance management and the analysis of performance indicators influence the company's decision-making to the global efficiency and better use of, principally, operational and human resources in the day-to-day activities. This project was guided by the action-research methodology, where the first phase was understanding the company's previous situation, regarding the desired objectives, after that a phase of proposal’s presentation and their proper implementation and a last phase, which for qualitative as it has been, of collecting results and evaluating future work, with the aim of maintaining and improving the points that were implemented. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80992 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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