Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/80859

TitleChildren dyscalculia: a web system for diagnosis and treatment
Other titlesDiscalculia em crianças: sistema web para diagnóstico e tratamento
Author(s)Cachulo, César Augusto Lourenço
Advisor(s)Alves, Victor
Ferraz, Filipa Tinoco
KeywordsDiscalculia
Crianças
Aplicação móvel
Jogo
Plataforma web
Base de dados
Interface de programação de aplicações
Aplicação web
Análise de dados
Modelação
Dyscalculia
Children
Mobile application
Game
Web platform
Database
Application programming interface
Web application
Data analytics
Modeling
Issue date16-Jun-2020
Abstract(s)A discalculia é uma desordem neurológica que dificulta a aprendizagem de diversos conceitos matemáticos. Sendo uma desordem inerente à pessoa, pois nasce com ela, é crucial dedicar-lhe atenção desde cedo. Uma forma de atenuar os seus efeitos é o uso de tecnologia moderna como aplicações móveis, nomeadamente jogos com foco na prática e ensino de diversos conceitos relacionados com matemática, nos primeiros anos de vida escolar em pessoas que sofrem de discalculia. Este projeto tem como foco a criação de uma plataforma cujo objetivo é complementar estes jogos registando diversos parâmetros relacionados com o desempenho dos alunos em diversas tarefas e retirando conclusões baseadas nestes parâmetros de forma a detetar a discalculia e os seus sintomas, assim como acompanhar o progresso do aluno no que toca ao tratamento desta desordem. A criação desta plataforma permitiria a existência de uma nova e útil ferramenta no que toca à discalculia e ao tratamento dos seus sintomas o mais cedo possível na vida de uma pessoa.
Dyscalculia is a neurological disorder that hampers the ability to learn certain mathematical concepts. It is a disorder that exists in the person since the moment of birth and, as such, it should be dealt with as early as possible. It is possible to mitigate the damage done by this disorder by using modern technology, particularly mobile games which are focused on developing abilities in various fields of mathematics, on the first years of children’s scholar education. The main objective of this project is the creation of a platform that is meant to complement these games by registering performance parameters that were achieved by the students and drawing conclusions based on said parameters in order to detect dyscalculia and its symptoms, as well as register the student’s progress when it comes to its treatment. By creating this platform there is a new and helpful tool regarding dyscalculia and the treatment of its effects, as early as possible in a person’s life.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80859
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cesar Augusto Lourenco Cachulo.pdf4,51 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID