Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/80859
Title: | Children dyscalculia: a web system for diagnosis and treatment |
Other titles: | Discalculia em crianças: sistema web para diagnóstico e tratamento |
Author(s): | Cachulo, César Augusto Lourenço |
Advisor(s): | Alves, Victor Ferraz, Filipa Tinoco |
Keywords: | Discalculia Crianças Aplicação móvel Jogo Plataforma web Base de dados Interface de programação de aplicações Aplicação web Análise de dados Modelação Dyscalculia Children Mobile application Game Web platform Database Application programming interface Web application Data analytics Modeling |
Issue date: | 16-Jun-2020 |
Abstract(s): | A discalculia é uma desordem neurológica que dificulta a aprendizagem de diversos conceitos
matemáticos. Sendo uma desordem inerente à pessoa, pois nasce com ela, é crucial dedicar-lhe atenção
desde cedo. Uma forma de atenuar os seus efeitos é o uso de tecnologia moderna como aplicações
móveis, nomeadamente jogos com foco na prática e ensino de diversos conceitos relacionados com
matemática, nos primeiros anos de vida escolar em pessoas que sofrem de discalculia.
Este projeto tem como foco a criação de uma plataforma cujo objetivo é complementar estes jogos
registando diversos parâmetros relacionados com o desempenho dos alunos em diversas tarefas e
retirando conclusões baseadas nestes parâmetros de forma a detetar a discalculia e os seus sintomas,
assim como acompanhar o progresso do aluno no que toca ao tratamento desta desordem.
A criação desta plataforma permitiria a existência de uma nova e útil ferramenta no que toca à discalculia
e ao tratamento dos seus sintomas o mais cedo possível na vida de uma pessoa. Dyscalculia is a neurological disorder that hampers the ability to learn certain mathematical concepts. It is a disorder that exists in the person since the moment of birth and, as such, it should be dealt with as early as possible. It is possible to mitigate the damage done by this disorder by using modern technology, particularly mobile games which are focused on developing abilities in various fields of mathematics, on the first years of children’s scholar education. The main objective of this project is the creation of a platform that is meant to complement these games by registering performance parameters that were achieved by the students and drawing conclusions based on said parameters in order to detect dyscalculia and its symptoms, as well as register the student’s progress when it comes to its treatment. By creating this platform there is a new and helpful tool regarding dyscalculia and the treatment of its effects, as early as possible in a person’s life. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado em Engenharia Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80859 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cesar Augusto Lourenco Cachulo.pdf | 4,51 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License