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https://hdl.handle.net/1822/80399
Título: | Inclusão no pré-escolar: atitudes de crianças da zona norte de Portugal |
Outro(s) título(s): | Preschool inclusion: children’s attitudes from Portugal’s north zone |
Autor(es): | Cossio, Anelise do Pinho |
Orientador(es): | Pereira, Ana Paula da Silva |
Palavras-chave: | Atitudes Educação Inclusiva Educação Pré-escolar Necessidades Educativas Especiais Attitudes Inclusive Education Preschool Education Special Educational Needs |
Data: | 27-Out-2022 |
Resumo(s): | Considerando que é no contexto da educação pré-escolar onde se criam oportunidades de
inclusão bem-sucedidas, definiu-se como finalidade deste estudo a identificação das atitudes das crianças
com desenvolvimento típico, com cinco anos de idade, em relação à aceitação dos seus pares, com
Necessidades Educativas Especiais (NEE), incluídos na educação pré-escolar na zona Norte de Portugal.
Utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa, com 340 crianças de ambos os sexos (185 rapazes
e 155 raparigas), tendo como instrumento de recolha de dados a “Escala de Atitudes acerca da Inclusão
no Pré-Escolar de Crianças com Necessidades Educativas Especiais”.
Como resultados desta investigação, destacam-se: 1) as raparigas apresentam maiores níveis de
atitudes inclusivas em relação aos seus pares com NEE; 2) as crianças apresentam comportamentos
mais inclusivos perante os pares com NEE com perturbação do espetro do autismo e com anomalias
genéticas/cromossómicas; 3) as pontuações da Escala não variam em função da formação especializada
em Educação Especial das educadoras de infância; 4) existe uma correlação entre os anos de experiência
das educadoras de infância e os comportamentos das crianças com desenvolvimento típico acerca da
inclusão dos seus pares com NEE; 5) não existe influência nas atitudes e comportamentos das crianças
com desenvolvimento típico que interagem com os pares com NEE noutros contextos externos à escola;
6) os valores da média são ligeiramente mais elevados no grupo de crianças cujos pais sensibilizam as
suas crianças em relação às NEE.
Conclui-se que outros estudos devem ser desenvolvidos nesta área, de modo a analisar como a
Educação Inclusiva está a ser implementada na educação pré-escolar a nível nacional e internacional.
No 4º objetivo da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável está preconizada
a promoção da Educação Inclusiva, equitativa e de qualidade na educação pré-escolar, assim como a
defesa do direito à igualdade de oportunidades e da não discriminação. Portanto, cabe investigar quais
as mudanças executadas e o que ainda precisa ser alcançado para que este objetivo se cumpra neste
nível de ensino. Considering that it is in the context of preschool education where successful inclusion opportunities are created, the purpose of this study was defined as the identification of five-year-old, typical development children’s attitudes in relation to the acceptance of their peers with Special Educational Needs (SEN), included in pre-school education in Portugal’s North Zone. A quantitative methodology was applied, with 340 children of both sexes (185 boys and 155 girls), using the “Scale of Attitudes concerning the Inclusion of Children with Special Educational Needs in Preschool”. Regarding the investigation’s results, the following stand out: 1) girls have higher levels of inclusive attitudes towards their peers with SEN; 2) children demonstrate more inclusive behaviors towards peers with autism spectrum disorder and with genetic/chromosome anomalies; 3) the Scale scores do not vary depending on the kindergarten teachers' specialized training in Special Education; 4) there is a correlation between the years of experience of kindergarten teachers and the behavior of typically developing children regarding the inclusion of their peers with SEN; 5) there is no influence on the attitudes and behaviors of typically developing children who interact with peers with SEN in other contexts outside the school; 6) the mean values are slightly higher in the group of children whose parents sensitize their children to SEN. It is concluded that other studies should be developed in this area, in order to analyze how Inclusive Education is being implemented in pre-school education at both national and international level. The 4th objective of the United Nations 2030 Agenda for Sustainable Development advocates for the promotion of inclusive, equitable and quality education in pre-school education, as well as the defense of the right to equal opportunities and non-discrimination. Therefore, it is necessary to investigate what changes were implemented and what still needs to be achieved for this objective to be achieved at this level of education. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Educação Especial) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80399 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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