Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80377

TítuloAcademic procrastination during the doctoral journey: a qualitative study research protocol
Outro(s) título(s)Procrastinação académica durante o percurso do doutoramento: um protocolo de investigação de estudo qualitativo
Autor(es)Aguiar, Camila Rodrigues de
Orientador(es)Rosário, Pedro
Magalhães, Paula
Palavras-chaveAcademic procrastination
PhD students
Academic development
Doctoral trajectory
Procrastinação académica
Alunos de doutoramento
Desenvolvimento académico
Percurso doutoral
Data2021
Resumo(s)Procrastination is the postponement of an activity and its replacement with another of less importance and is present in different spheres of an individual’s life. In the educational context, procrastination behaviors unique to learning are termed academic procrastination. The literature shows that, during the academic path, a considerable number of students will engage in academic procrastination, resulting in a significant impact on their academic development. Academic procrastination is observed at all educational levels. However, literature on academic procrastination among postgraduate students, particularly doctoral students, is scarce. Based on the gaps in the literature and considering the detrimental effects that these behaviors may pose for the doctoral journey, a qualitative study research protocol was devised to deepen our understanding on the academic procrastination processes among PhD students. It is expected that the transposition of this study protocol into research will bring the opportunity to gather useful data to outline educational actions aligned with the needs of PhD students and with a great impact on their doctoral journey. Furthermore, the possible results of this work will not be limited to PhD students, but may expand and benefit universities and development agencies in the construction of their strategies.
A procrastinação é o adiamento de uma atividade e sua substituição por outra de menor importância, e está presente nas diferentes esferas da vida de um indivíduo. No contexto educativo, os comportamentos de procrastinação exclusivos da aprendizagem são denominados de procrastinação académica. A literatura mostra que, durante o percurso académico, um número considerável de alunos se envolve na procrastinação académica, tendo um impacto significativo no seu desenvolvimento académico. A procrastinação académica é observada em todos os níveis educativos. No entanto, a literatura sobre procrastinação académica entre alunos de pós-graduação, principalmente alunos de doutoramento, é escassa. Com base nas lacunas da literatura e considerando os efeitos prejudiciais que esses comportamentos podem representar para a percurso do doutoramento, elaboramos o presente protocolo de estudo qualitativo, que visa aprofundar a compreensão sobre os processos de procrastinação académica entre alunos de doutoramento. É expectável que a transposição deste protocolo para a investigação traga a oportunidade de reunir dados úteis para o delineamento de ações educativas alinhadas às necessidades dos alunos de doutoramento e com grande impacto na sua jornada doutoral. Além disso, os possíveis resultados deste trabalho não se irão limitar aos alunos de doutoramento, mas poderão ampliar e beneficiar universidades e agências de fomento na construção das suas estratégias.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80377
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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