Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80259

TítuloImplementação do conceito “Smart Cities are Walkable - Cidades inteligentes são calcorreáveis”: à cidade de Guimarães
Outro(s) título(s)Implementação do conceito Smart Cities are Walkable: Cidades inteligentes são calcorreáveis: à cidade de Guimarães
Autor(es)Fernandes, Escolástica Isabel Furtado
Orientador(es)Ramos, Rui A. R.
Palavras-chaveMobilidade
Acessibilidade
Segurança
Redes pedonais
ArcGis
Mobility
Accessibility
Safety
Pedestrian networks
Data2021
Resumo(s)Como consequências para o planeta resultantes do estilo de vida levado pelos humanos, em especial em fatores relacionados com os transportes, são cada vez mais visíveis ao nível do ambiente as alterações climáticas, a redução da fauna e da flora, o aumento das espécies em vias de extinção, as catástrofes climáticas, ente outros. Para as pessoas, os grandes impactos são ao nível da saúde com o aumento de doenças graves que aparecem cada vez mais em pessoas mais jovens, tais como obesidade, asma, diabetes, problemas de saúde mental, etc. Assim, é notório que há que alterar alguns fatores do estilo de vida e na forma das deslocações, como nas de pequena distância em cidade, entre os quais o andar mais a pé e menos de carro. Neste contexto, o projeto “Smart Cities are Walkable” tem como foco estudar a circulação a pé nas cidades e avaliar a atratividade das ruas para andar a pé. Quanto melhor as condições, mais pessoas poderão andar a pé. Complementarmente, quanto mais pessoas andarem a pé mais seguras as ruas serão, e mais iniciativas são criadas para melhorar a qualidade das mesmas. Ao adotar o modelo “Smart Pedestrian Network”, desenvolvido para as cidades do Porto e Bolonha, é possível avaliar a aplicabilidade do mesmo à cidade de Guimarães. Assim, utilizando a mesma metodologia, definiu-se uma área de estudo para Guimarães de forma a avaliar a rede pedonal dessa área. Após a recolha de dados para as ruas da zona de estudo, utilizou-se uma ferramenta de SIG para analisar os fatores e foi possível obter uma classificação final para toda a área de estudo. Foi necessário fazer algumas simplificações ao modelo para corresponder mais ao ambiente apresentado na cidade de Guimarães. Como conclusão, pode se afirmar que o modelo “Smart Pedestrian Network” é possível ser aplicado a outras cidades. Para a cidade de Guimarães, através da análise dos resultados obtidos foi possível concluir que a cidade apresenta uma boa prestação a nível da rede pedonal existente. Esse resultado resulta principalmente de um bom nível de acessibilidade tendo em conta a boa interligação entre as ruas e a existência de uma boa cobertura pelas paragens de transporte público. No entanto, face às características próprias do espaço urbano do centro histórico na zona central da cidade, os critérios relativos ao desenho urbano revelam que é um fator que não é o mais atrativo para andar a pé. No entanto, é compensado pela diversidade de atividades que existem nas ruas da área estudada para a zona centra da cidade de Guimarães e que proporcionam que o centro urbano possua um nível global adequado segundo a avaliação realizada.
As consequences for the planet resulting from the humans’ lifestyle, especially in factors related to transport, climate change, the reduction of fauna and flora, increase of the endangered species, climate catastrophes, among others. For people, the major impacts are at the health level, with the increase of serious diseases that appear at a younger age, such as obesity, asthma, diabetes, mental health problems, etc. Thus, it is clear that some factors must be changed in this lifestyle and in the travel modes, such as for short distances in cities, including walking more and abandon the car. In this context, the project “Smart Cities are Walkable” focused on studying walkability in cities and evaluating their attractiveness for walking. The better the conditions the more people will walk. Complementary, the more people walk the safer the streets are, and the more initiatives are created to improve the quality of the streets. Through the “Smart Pedestrian Network” model, which was developed for the cities of Porto and Bologna, it was intended to assess whether it would be possible to apply the same concepts studied to the city of Guimarães. Thus, using the same methodology, a study area was defined for Guimarães in order to assess the pedestrian network in that area. After collecting data for the streets in the study area, a GIS tool was used to analyse the factors and it was possible to obtain a final classification for the entire study area. Some simplifications to the model was made to more closely match the environment presented in the city of Guimarães. As conclusion, it was possible to confirm that the “Smart Pedestrian Network” model can be applied to other cities. To the city of Guimarães, throughout the analysis of the obtained results, it was possible to conclude that the city presents a good performance in terms of the pedestrian network. This outcome mainly results from a good level of accessibility, considering the good connectivity between the streets and the existence of a good coverage by public transport stops. However, given the characteristics of the urban space in the historic centre in the central area of the city, the criteria relating to urban design reveal that it is not the most attractive factor for walking. However, this weakness, it is compensated by the diversity of activities that exist in the streets of the study area in the centre of the city of Guimarães and that allow the urban centre to have an adequate global level according to the evaluation carried out.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80259
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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