Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79994

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBelo, Orlandopor
dc.contributor.authorFernandes, Luís Miguel Moreirapor
dc.date.accessioned2022-10-10T18:35:16Z-
dc.date.available2022-10-10T18:35:16Z-
dc.date.issued2019-12-23-
dc.date.submitted2019-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79994-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Informáticapor
dc.description.abstractNos dias que correm, é cada vez mais frequente o recurso à tecnologia para a resolução de problemas nas mais diversas atividades, nos mais variados setores. O setor da educação não é, pois, uma exceção. Nesse setor, um dos aspetos que tem vindo a obter alguma relevância aborda a temática dos ITS — Intelligent Tutoring Systems, apesar da timidez das diversas aproximações realizadas, em especial ao nível do ensino de nível académico. Atualmente, está em curso na Universidade do Minho o desenvolvimento de um ITS, denominado Leonardo, cujo objetivo principal é o auxílio dos alunos no seu processo de aprendizagem e formação. Este sistema pretende fornecer um acompanhamento personalizado ao utilizador, tanto em termos do seu processo de formação, como, posteriormente, em termos do processo de avaliação correspondente. Nesta dissertação apresenta-se o desenvolvimento de um sistema de profiling para apoio ao processo de avaliação, que possibilita a construção do perfil do utilizador (do estudante) à medida que este interage com o sistema ao longo do tempo. Este sistema de profiling representa um dos módulos do sistema Leonardo e, através das devidas interações com os restantes módulos, serve de base de apoio a todas as decisões que são tomadas no sistema, uma vez que estabelece o perfil do utilizador pelo qual o sistema se deve reger ao adaptar os conteúdos a disponibilizar.por
dc.description.abstractNowadays, technology is increasingly used to solve problems in a wide range of activities, in a wide range of sectors. The education sector is therefore not an exception. In this sector, one of the aspects that has come to some relevance is the subject of ITS — Intelligent Tutoring Systems, in spite of the timidity of the different approaches made, especially at the level of academic level teaching. Currently, the University of Minho is developing an ITS, called Leonardo, whose main objective is to help students in their learning and training process. This system intends to provide a personalized follow-up to the user, both in terms of their training process and, subsequently, in terms of the corresponding evaluation process. This dissertation presents the development of a profiling system to support the evaluation process, which allows the construction of the user's (student) profile as it interacts with the system over time. This profiling system represents one of the modules of the Leonardo system and, through appropriate interactions with the other modules, serves as the basis for all the decisions that are made in the system, as it establishes the user profile by which the system should govern itself to adapt the content to be made available.eng
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.titleMecanismos de profiling para sistemas de avaliação de conhecimentopor
dc.title.alternativeProfiling mechanisms for knowledge evaluation systemspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203020057por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luis Miguel Moreira Fernandes.pdfDissertação de Mestrado10,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID