Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79994
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Belo, Orlando | por |
dc.contributor.author | Fernandes, Luís Miguel Moreira | por |
dc.date.accessioned | 2022-10-10T18:35:16Z | - |
dc.date.available | 2022-10-10T18:35:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-23 | - |
dc.date.submitted | 2019-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/79994 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática | por |
dc.description.abstract | Nos dias que correm, é cada vez mais frequente o recurso à tecnologia para a resolução de problemas nas mais diversas atividades, nos mais variados setores. O setor da educação não é, pois, uma exceção. Nesse setor, um dos aspetos que tem vindo a obter alguma relevância aborda a temática dos ITS — Intelligent Tutoring Systems, apesar da timidez das diversas aproximações realizadas, em especial ao nível do ensino de nível académico. Atualmente, está em curso na Universidade do Minho o desenvolvimento de um ITS, denominado Leonardo, cujo objetivo principal é o auxílio dos alunos no seu processo de aprendizagem e formação. Este sistema pretende fornecer um acompanhamento personalizado ao utilizador, tanto em termos do seu processo de formação, como, posteriormente, em termos do processo de avaliação correspondente. Nesta dissertação apresenta-se o desenvolvimento de um sistema de profiling para apoio ao processo de avaliação, que possibilita a construção do perfil do utilizador (do estudante) à medida que este interage com o sistema ao longo do tempo. Este sistema de profiling representa um dos módulos do sistema Leonardo e, através das devidas interações com os restantes módulos, serve de base de apoio a todas as decisões que são tomadas no sistema, uma vez que estabelece o perfil do utilizador pelo qual o sistema se deve reger ao adaptar os conteúdos a disponibilizar. | por |
dc.description.abstract | Nowadays, technology is increasingly used to solve problems in a wide range of activities, in a wide range of sectors. The education sector is therefore not an exception. In this sector, one of the aspects that has come to some relevance is the subject of ITS — Intelligent Tutoring Systems, in spite of the timidity of the different approaches made, especially at the level of academic level teaching. Currently, the University of Minho is developing an ITS, called Leonardo, whose main objective is to help students in their learning and training process. This system intends to provide a personalized follow-up to the user, both in terms of their training process and, subsequently, in terms of the corresponding evaluation process. This dissertation presents the development of a profiling system to support the evaluation process, which allows the construction of the user's (student) profile as it interacts with the system over time. This profiling system represents one of the modules of the Leonardo system and, through appropriate interactions with the other modules, serves as the basis for all the decisions that are made in the system, as it establishes the user profile by which the system should govern itself to adapt the content to be made available. | eng |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | por |
dc.title | Mecanismos de profiling para sistemas de avaliação de conhecimento | por |
dc.title.alternative | Profiling mechanisms for knowledge evaluation systems | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203020057 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 18 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Engenharia | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luis Miguel Moreira Fernandes.pdf | Dissertação de Mestrado | 10,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons