Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/79817

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHenriques, Pedro Rangelpor
dc.contributor.advisorAraújo, Cristiana Estevespor
dc.contributor.authorBarbosa, Diana Ribeiropor
dc.date.accessioned2022-09-29T14:50:30Z-
dc.date.available2022-09-29T14:50:30Z-
dc.date.issued2021-10-27-
dc.date.submitted2021-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79817-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Informatics Engineeringpor
dc.description.abstractThe present document identifies and details the research and development held under the scope of a MSc Thesis pertaining to the scientific area of pedagogic tools for teaching support, ontolo gies and learning resources. This masters thesis in Informatics Engineering was developed in the University of Minho, Braga. The purpose of the project is to study the learning process of adults and how it connects to Learn ing Resources (LRs) in order to understand if a learning resource used to teach Computational Thinking (CT) to children, is suitable for adult learners. This approach ought to take into account adult learning theory to set its requirements, as well as CT principles and learning resources classification. To this end, an approach to the Adequacy of Learning Resources in Adult Education was created which comprises the ontology OntoAL that describes in detail the domain of Adult Learning (AL) including the theory of AL and a classification of both the adult learner and the learning resources. This ontology was developed in OntoDL and Prolog. In addition, we analyze the experiment conducted as part of the validation of this approach and the OntoAL ontology. Therefore, in this document, it is presented the state of the art pertaining to this field, exploring the concepts of learning resources, computational thinking, ontologies and adult learning and education. Furthermore, it is rendered an introduction of the subject and the project, detailing the context of the problem, the objectives to be accomplished and the research hypothesis of said thesis. Next, it is presented the state of the art regarding Computational Thinking, Adult Learning and Education, Ontologies and Learning Resources. Thereafter, it is put forward the work proposal. Then it is introduced the OntoAL ontology in both OntoDL and Prolog (detailing the process of its development and the choices made), the questionnaires that were created as well as the analysis of the responses that we obtained. Lastly, there are listed the conclusions and the future work.por
dc.description.abstractO presente documento identifica e detalha a investigação e desenvolvimento realizados no âmbito de uma tese de mestrado relativa à área científica de ferramentas pedagógicas de apoio ao ensino, ontologias e recursos educativos. Esta tese de mestrado em Engenharia Informática foi desenvolvida na Universidade do Minho, Braga. O objectivo do projecto é estudar o processo de aprendizagem dos adultos e como este se relaciona com os Recursos Educativos (RE), de modo a compreender se um recurso educativo utilizado para ensinar Pensamento Computacional (CT) a crianças, é adequado para alunos adultos. Esta abordagem deve ter em conta a teoria de ensino de adultos para estabelecer os seus requisitos, bem como os princípios de CT e a classificação dos recursos educativos. Neste sentido foi criada uma abordagem à Adequação de Recursos Educativos na Educação de Adultos que contém a ontologia OntoAL que descreve em detalhe o domínio do Ensino de Adultos (EA) incluindo a teoria de EA e uma classificação tanto do aluno adulto como dos recursos educativos. Esta ontologia foi desenvolvida em OntoDL e Prolog. Para além disso, analisamos a experiência levada a cabo como parte da validação desta abordagem e da ontologia OntoAL. Por conseguinte, neste documento, é apresentado o estado da arte neste campo, explorando os conceitos de recursos educativos, pensamento computacional, ontologias e educação de adultos. Além disso, é feita uma introdução ao tema e ao projecto, detalhando o contexto do problema, os objectivos a alcançar e a hipótese de investigação da referida tese. A seguir, é apresentado o estado da arte em matéria de Pensamento Computacional, Ensino e Educação de Adultos, Ontologias e recursos educativos. Em seguida, é descrita a proposta de trabalho, a ontologia OntoAL desenvolvida em OntoDL e em Prolog (detalhando o processo do seu desenvolvimento e as escolhas feitas), os questionários que foram criados, e a análise das respostas obtidas. Finalmente, são listadas as conclusões bem como o trabalho futuro.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectComputational thinkingpor
dc.subjectLearning resourcespor
dc.subjectOntologypor
dc.subjectAdult learningpor
dc.subjectGamebased learningpor
dc.subjectOntoDLpor
dc.subjectPrologpor
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectRecursos educativospor
dc.subjectOntologiaspor
dc.subjectEnsino de adultospor
dc.subjectEnsino baseado em jogospor
dc.titleAdequacy analysis of learning resources in adult educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203010892por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diana Ribeiro Barbosa.pdfDissertação de Mestrado11,41 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID