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dc.contributor.advisorCosta, Antóniopor
dc.contributor.advisorNicolau, Maria Joãopor
dc.contributor.authorMiguel, João Rui de Sousapor
dc.date.accessioned2022-09-29T13:55:47Z-
dc.date.available2022-09-29T13:55:47Z-
dc.date.issued2019-12-23-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79810-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Informáticapor
dc.description.abstractQuando falamos em utilizadores em risco num cenário rodoviário, vem-nos à cabeça os peões, ciclistas e possivelmente os motociclistas. Este tipo de utilizadores, particularmente se se tratarem de crianças ou idosos, são especialmente vulneráveis em cenários de pe-rigo quer por erro humano ou por agentes externos. O trabalho realizado no contexto desta dissertação tem o intuito de diminuir o número de fatalidades ocorridas em situações de perigo nas nossas estradas, e tem como objetivo providenciar um método auxiliar de indicação destas mesmas situações de perigo. O tema das comunicações entre veículos tem vindo a ser abordado há alguns anos, mas ainda há muito trabalho que pode ser desenvolvido nesta vertente. Aplicações capazes de comunicar diretamente com veículos circundantes podem aumentar a segurança rodoviária como um todo, não só dos peões como também dos condutores. A expansão da Internet aos veículos vem possibilitar esta abordagem, sendo que é esperado que futuramente todos os veículos produzidos estejam apetrechados com algum tipo de mecanismo de comunicação. A ideia aqui patente é a de alargar os alertas existentes em veículos mais atuais para os dispositivos móveis dos peões, ou em sentido contrário, comunicar a presença, posição ou até direção de um peão ao veículo. A principal dificuldade nesta abordagem continua a ser tecnológica, isto dado o facto de não existir uma tendência para tecnologia comum de ampla utilização. Atualmente os dis-positivos móveis utilizam tecnologias WiFi/ 4G e os veículos sobretudo DSRC (brevemente LTE-V). Esta dificuldade inicial poderá, contudo, ser ultrapassada com recurso a dispositi-vos multi-tecnologia, instalados por exemplo na berma da via pública, sendo estes capazes de agregar e redistribuir informação. Neste trabalho apresenta-se uma proposta para um sistema de alertas de segurança ro-doviária, de baixo custo, para condutores e utilizadores vulneráveis, baseado no uso de dispositivos móveis. A arquitetura do sistema é descrita, apresentado alternativas e jus-tificando as decisões tomadas. O sistema proposto foi implementado na totalidade num protótipo que foi posteriormente testado em cenários realistas com ajuda de um simula-dor construído para o efeito. Os resultados obtidos permitem constatar a sua viabilidade prática e o funcionamento de acordo com o esperado.por
dc.description.abstractWhen we think about users at risk in a road scenario, the first thought that occurs reminds us of pedestrians, cyclists and possibly motorcyclists. These types of road users, particularly if they are children or the elderly, are especially vulnerable in dangerous scenarios whether caused by human error or by external agents. The work carried out in the context of this dissertation aims to reduce the number of fatalities occurring in dangerous situations on our roads, by providing an auxiliary method of indicating these same dangerous situations. The subject of communications between vehicles has been addressed in the last years, but there is still much work that can be developed in this area. Applications capable of commu- nicating directly with surrounding vehicles can increase road safety as a whole, not only for pedestrians but also for drivers themselves. The expansion of the Internet to vehicles makes this approach possible, and it is expected that in the future all vehicles produced will be equipped with some type of communication mechanism. The idea here is to extend the existing warnings on the most current vehicles to pedestrian’ mobile devices or, the opposite direction, to communicate the presence, position or even velocity and direction of a pedestrian to the vehicle. The main difficulty with this approach remains technological, given the lack of a trend towards common technology with a broad use by its users. Currently the mobile devices use WiFi / 4G technologies and the vehicles mainly DSRC (although LTE-V might be arri- ving soon). However, this initial difficulty can be overcome by means of multi-technology devices installed, for example on the side of public roads, having the capability to aggregate and redistribute information. This dissertation presents a proposal for a low-cost road safety alert system for drivers and vulnerable users, based on the use of mobile devices. The system architecture is des- cribed, presented alternatives and justifying the decisions taken. The proposed system was fully implemented in a prototype that was later tested in realistic scenarios with the help of a simulator built for the purpose. The results obtained allow to verify its practical viability and the operation as expected.eng
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectPeãopor
dc.subjectV2Xpor
dc.subjectVeículopor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectPedestrianpor
dc.subjectVehiclepor
dc.titleSistema de alerta rodoviário baseado em comunicações V2Xpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203018869por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

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João Rui de Sousa Miguel.pdfDissertação de mestrado12,32 MBAdobe PDFView/Open

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