Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79565

TítuloO papel do design de comunicação e da comunicação online nas instituições de Ensino Superior em contexto de pandemia
Outro(s) título(s)The role of communication design and online communication in Higher Education institutions in a pandemic context
Autor(es)Cardoso, Ana Rute Cunha
Orientador(es)Brandão, Daniel
Palavras-chaveDesign
Comunicação digital
Redes sociais
Instituições de Ensino Superior
Pandemia
CreateLab
Digital communication
Social media
Higher Education Institutions
Pandemic
Data17-Jun-2022
Resumo(s)As Instituições de Ensino Superior tiveram de se reinventar perante o cenário pandémico que atravessámos, desde 2020 até hoje. As aulas deixaram de acontecer numa sala, onde professores e alunos partilhavam o mesmo espaço — o ensino presencial — para, de um momento para o outro, passarem a decorrer online, onde professores e alunos passaram a estar separados por um ecrã — o ensino à distância. O mesmo aconteceu com o pessoal não-docente das Universidades que, com toda esta nova situação/condição, passaram a adotar uma forma de trabalhar diferente da que estavam habituados — o teletrabalho ou trabalho remoto —, reinventando-se enquanto comunicadores, para continuarem a enviar as mensagens aos seus destinatários. Passámos a reconhecer que a comunicação online é inequivocamente essencial na difusão de mensagens em massa, alcançando um maior número de pessoas, num curto espaço de tempo, e fazendo com que o feedback seja recebido de forma mais imediata. Entendemos e percecionámos então que a comunicação em rede é, cada vez mais, intrínseca à maneira como comunicamos e àquilo que somos, especialmente neste último ano de 2021. O objetivo deste relatório de estágio é o de compreender a forma como a pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2 provocou alterações na comunicação institucional académica, como esta se adaptou ao meio digital online, nomeadamente às redes sociais Facebook e Instagram, e qual o papel do design nessa adaptação. A análise apresentada irá centrar-se no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, uma vez que a sua comunicação está a cargo do CreateLab, local onde decorreu o estágio curricular que esteve na base deste relatório. Neste relatório é apresentada uma reflexão crítica sobre a experiência de estágio curricular de seis meses de duração, na agência laboratorial de experimentação e inovação, CreateLab, em plena pandemia de Covid-19. Na sequência da análise desta experiência de estágio, estudou-se a forma como a comunicação e o design digital se podem tornar ferramentas importantes no auxílio ao processo de transmissão de mensagens institucionais e nutrição de uma boa relação entre as organizações de ensino superior e as suas comunidades de alunos, professores e funcionários.
Higher Education Institutions have had to reinvent themselves in the face of the pandemic scenario we have gone through, from 2020 until today. Classes no longer took place in a room, where teachers and students share the same space — face-to-face teaching — to suddenly occur online, where teachers and students are separated by a screen — distance learning. The same happened with the non-teaching staff of Universities that, with all this new situation/condition, have come to adopt a way of working different from what they were used to — teleworking or remote work —, reinventing themselves as communicators, in order to continue to share messages to their targets. We came to recognize that online communication is unequivocally essential in the dissemination of mass messages, reaching a larger number of people, in a shorter period of time, and making the feedback to be received more immediately. We understood and realized then that online communication is increasingly intrinsic to how we communicate and who we are, especially in this last year of 2021. The purpose of this internship report is to understand how the pandemic caused by the Sars-Cov-2 virus caused changes in academic institutional communication, how it has adapted itself to the online digital environment, particularly in social networks Facebook and Instagram, and what is the role of design in this adaptation. The analysis presented will focus on the Department of Communication Sciences of the University of Minho, since its communication is the responsibility of CreateLab, where the curricular internship that was the basis of this report took place. In this report a critical reflection is presented on the experience of a six-month curricular internship at the experimentation and innovation laboratory agency, CreateLab, in the middle of the Covid-19 pandemic. Following the analysis of this internship experience, we studied how communication and digital design can become important tools in helping the process of transmitting institutional messages and nurturing a good relationship between higher education organizations and their communities of students, teachers and staff.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79565
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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