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TítuloVariáveis explicativas das perceções de justiça, de validade e de utilidade das adaptações curriculares na avaliação dos alunos com dislexia no ensino básico
Outro(s) título(s)Explanatory variables of assessment curricular accommodations fairness, validity and usefulness for students with dyslexia in elementary grades
Autor(es)Ribeiro, Leonor Chaveiro Duarte
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Morgado, José Carlos
Palavras-chaveAdaptações curriculares nos testes
Dislexia
Justiça
MBC
Perspetivas
Perspectives
Justice
Curriculum Accommodations
Tests
Dyslexia
CBM
Data13-Jul-2022
Resumo(s)A finalidade deste estudo é aprofundar o conhecimento sobre as adaptações curriculares nos testes de avaliação para estudantes com dislexia, no contexto de um sistema de triagem universal, tendo como referência o paradigma positivista. Foram recolhidos dados no Distrito de Lisboa, junto de 748 estudantes, 412 encarregadas/os de educação e 45 docentes, através de três questionários, uma checklist, duas provas de leitura e uma grelha de caracterização das turmas. Conclui-se que: A experiência da comunidade educativa na implementação de adaptações se caracteriza por: a) Existirem tantos estudantes a conhecer como a desconhecer que usufruíram de adaptações; b) as docentes têm uma atitude mais informativa do que as/os encarregadas/os de educação; c) o tempo suplementar é a adaptação utilizada mais frequentemente e a utilização do computador é a menos frequente; d) é pouco solicitado a encarregadas/os de educação e estudantes o parecer sobre o tipo de adaptações curriculares. As perspetivas da comunidade educativa acerca das adaptações nos testes mostram que: a) os três grupos de participantes as consideram justas e que a melhor justificação para a sua implementação é ter em consideração as necessidades das/os estudantes com dislexia; b) o tempo suplementar é a adaptação considerada mais útil para todas/os; c) As/os participantes consideram que os estudantes com dislexia quando usufruem de adaptações mostram melhor os seus conhecimentos e têm maior motivação; d) a maioria das docentes considera que a adaptação mais fácil de implementar é “não penalizar pelos erros” e que é possível equiparar os resultados de testes com e sem adaptações. As variáveis que tiveram influência nas perspetivas da comunidade educativa foram as barreiras à aprendizagem, o nível de risco e o tipo de freguesia. O conjunto de adaptações mais utilizado pelas docentes é o apoio à/ao estudante durante as instruções e o menos utilizado é o dos equipamentos. A diversidade dos níveis leitura foi verificada através da análise de clusters, que originou três perfis de leitores e as variáveis agrupamento e risco tiveram impacto na fluência e na compreensão, contrariamente à variável género. Os instrumentos de recolha de dados evidenciaram boa consistência interna. Espera-se que esta produção de conhecimento científico se veja refletida nas práticas educativas, numa maior consciencialização para o tema e, em consequência no aumento da qualidade de vida das comunidades educativas.
The purpose is to deepen the knowledge related to curricular accommodations in assessment tests for students with dyslexia in the context of a universal screening system, having the positivist research paradigm as a reference. Data were collected in the District of Lisbon, in which 748 students, 412 parents and 45 teachers, through three questionnaires, one checklist, two reading tests and one characterization grid. The conclusions are: that the school community experience in the implementation of accommodations is characterized by: a) existing as many students aware and unaware that they have benefited from accommodations; b) teachers have a more informative attitude than the parents: c) extended time is the most frequently used accommodation and the least used computer; parents and students are rarely asked for their opinion on the type of curricular accommodations. The perspectives of the school community about testing accommodations show that: a) the three participating groups consider it fair and the best to implement it is taking students with dyslexia needs into account: b) extra time is the most useful accommodation for all; c) they also believe accommodations lead students to feel more motivated and better able to show what they know; d) The vast majority of teachers consider the easiest accommodation to implement is “not penalizing errors”, and that is comparable the performance of the students in tests with and without accommodations. The variable with the greatest impact on the school community perspectives was barriers to learning., risk level, and the type of parish. The subgroups of adaptations most frequently used by teachers is the support given to the student during instructions, and the least used is equipment’s. The reading levels diversity was checked with the cluster analysis, emerging three groups of readers, and the variables with an impact on fluency and comprehension were school and level risk, in opposition to genre variable. The data collection instruments showed good internal consistency. It is expected that the production of scientific knowledge is reflected on the educational practices, in a greater awareness of the subject, and an increase in the quality life of educational communities.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Educação Especial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79472
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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