Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79327

TítuloA comunicação interna e a cultura organizacional: o impacto nas relações interpessoais, na satisfação no trabalho e nos fluxos internos de informação
Outro(s) título(s)Internal communication and organizational culture: the impact on interpersonal relationships, job satisfaction and internal information flows
Autor(es)Boas, Flávia da Rocha Vilas
Orientador(es)Marinho, Sandra
Palavras-chaveComunicação interna
Cultura organizacional
Envolvimento
Satisfação
Internal communication
Organizational culture
Engagement
Satisfaction
Data15-Nov-2021
Resumo(s)A comunicação é essencial ao ser humano e à sua vida em sociedade: todos partilhamos códigos de conduta, valores e ideais com indivíduos que consideramos nossos semelhantes nas diversas culturas em que estamos inseridos. Podemos afirmar que comunicar nos é intrínseco, no entanto, o pressuposto de que sabemos comunicar de forma correta (porque o fazemos constantemente) é enganador. Deste modo, é compreensível o desejo, por parte das empresas, de analisar, aperfeiçoar e moldar a comunicação ao particularismo dos espaços onde esta se desenrola. Para que o sucesso organizacional seja possível, é indispensável que haja uma estratégia de comunicação com os públicos internos e externos. Só esta permite que haja: uma partilha e consequente identificação com os objetivos das empresas, cumprimento de metas, boa transmissão de mensagens, envolvimento e satisfação no trabalho. Neste cenário, a liderança das organizações tem um impacto enorme enquanto fonte de motivação e mediadora das relações. Além disto, com o evoluir da tecnologia, assistimos a mudanças na comunicação organizacional e nos seus canais. Estas mudanças visam uma melhoria na comunicação interna, agora feita em rede. Um exemplo destas alterações é o uso de redes sociais internas que, quando feito de forma adequada, é bastante benéfico nos contextos organizacionais. Para isto, o feedback deve ser encarado como uma ferramenta comunicacional, de modo a auxiliar esta troca de mensagens e de intenções. O presente Relatório de Estágio foca-se na comunicação interna e nos seus impactos sobre a cultura organizacional que, por sua vez, influencia o cumprimento de objetivos, a satisfação no trabalho e os fluxos de comunicação no contexto da minha experiência de estágio.
Communication is essential to human beings and to their life in society: we all share codes of conduct, values, and ideals with individuals we consider our peers in the different cultures in which we operate. We can say that communicating is intrinsic to us, however, the assumption that we know how to communicate properly (because we do it constantly) is misleading. Thus, it is understandable the desire, on the part of companies, to analyse, improve and shape communication to the particularism of the spaces where it takes place. For organizational success to be possible, it is essential to have a communication strategy for internal and external audiences. Only this allows for sharing and consequent identification with the company's intentions, achievement of goals, effective message transmission, involvement, and satisfaction at work. In this scenario, organizational leadership has a huge impact as a source of motivation and mediator of relationships. Furthermore, with the evolution of technology, we are witnessing changes in organizational communication and its channels. These changes are aimed at improving internal communication, now done in a network. An example of these changes is the use of internal social media which, when done properly, is quite beneficial in organizational contexts. For this, feedback must be seen as a communication tool to assist this exchange of messages and intentions. This Internship Report focuses on internal communication and its impacts on the organizational culture, which, in turn, influences the achievement of objectives, job satisfaction, and communication flows in organizational contexts.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79327
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Flavia da Rocha Vilas Boas.pdfRelatório de Estágio2,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID