Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79286

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBessa, Paulapor
dc.contributor.authorCalainho, Maria de Lourdes Ferreirapor
dc.date.accessioned2022-08-09T10:12:09Z-
dc.date.available2022-08-09T10:12:09Z-
dc.date.issued2021-09-20-
dc.date.submitted2021-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79286-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Património Culturalpor
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como propósito dimensionar e analisar o acervo da Arte Nova no Porto, utilizando-se dos seus fragmentos. Este exame buscou ir além das grandes obras já enumeradas, mas localizar em moradias e comércios, aqueles que detêm detalhes do estilo do movimento. A investigação verificou-se ainda que, na construção da memória social do Porto, essas frações de Arte Nova compõem um retrato no qual a cidade gosta de ser identificada, e o traduziu em produtos turísticos, oferecidos ao exterior. Através de seus arquitetos e de autores anónimos, ou de artistas renomados, na produção de suas obras, a Arte Nova portuguesa fez-se presente em variadas construções da cidade. Uma resinificação encontra-se em curso permitindo novos usos e atribuições a este património e já há quem os esteja usufruindo. Mesmo que não podendo ser considerada como uma das grandes detentoras de expressivos conjuntos arquitetónicos da Arte Nova no mundo, Portugal possui um acervo de qualidade e, ao utilizar-se da azulejaria, que é uma das mais fortes características do país, o distingue dos demais.por
dc.description.abstractThe purpose of this research is to dimension and analyze the Art Nouveau collection in Porto, using its fragments. This examination sought to go beyond the great works already listed, but to locate in dwellings and shops, those that hold details of the movement's style. The investigation also verified that, in the construction of Porto's social memory, these Art Nouveau fractions compose a portrait in which the city likes to be identified, and translated it into tourist products, offered to the outside world. Through its architects and anonymous authors, or renowned artists, in the production of their works, Portuguese Art Nouveau was present in various constructions of the city. A resinification is underway allowing new uses and attributions to this heritage, and some are already enjoying them. Even if it cannot be considered as one of the great holders of expressive Art Nouveau architectural sets in the world, Portugal has a collection of quality and, by using tiles, which is one of the strongest characteristics of the country, distinguishes it from the rest.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectArte Novapor
dc.subjectPortopor
dc.subjectPatrimónio Culturalpor
dc.subjectMemória Socialpor
dc.subjectSondagempor
dc.subjectPreservação e Conservaçãopor
dc.subjectArt Nouveaupor
dc.subjectCultural Heritagepor
dc.subjectSocial Memorypor
dc.subjectSurveypor
dc.subjectPreservation and Conservationpor
dc.titleArte Nova no Porto: fragmentos de um movimento artístico e arquitetónico na memória e na história da cidadepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203010450por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosHumanidades::História e Arqueologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria de Lourdes Ferreira Calainho.pdfDissertação de Mestrado3,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID