Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/79278
Title: | A satisfação dos públicos na comunicação cultural: o caso do Convento São Francisco |
Other titles: | Audience satisfaction in cultural communication: the case of Convento São Francisco |
Author(s): | Santos, Micaela Alexandra Gonçalves |
Advisor(s): | Ruão, Teresa |
Keywords: | Comunicação cultural Comunicação estratégica Convento São Francisco Cultura Satisfação dos públicos Cultural communication Strategic communication Culture Audience satisfaction |
Issue date: | 2-Mar-2022 |
Abstract(s): | Numa sociedade cada vez mais global, que tem um acesso sem precedentes à informação, é
importante pensar no lugar da cultura e das instituições culturais. Com a modificação constante
dos modelos de comunicação, todas as organizações devem acompanhar a evolução social e
tecnológica, desenvolvendo também a sua forma de comunicar com o público. O setor cultural
não é exceção, devendo, mais do que nunca, acompanhar as tecnologias, reinventando-se e
transformando-se, de forma a alimentar e a manter os seus consumidores culturais.
Portanto, a comunicação estratégica é aqui vista como a chave para fazer a manutenção da relação
entre as instituições culturais e os seus públicos. Assume-se a necessidade de que os lugares de
cultura desenvolvam planos de comunicação estratégica que lhes permita identificar, captar e
manter diferentes públicos – algo que deve ser potenciado, uma vez que a comunicação no setor
cultural tem sido pouco explorada pelas instituições nacionais. Considera-se também fulcral tomar
conhecimento do nível de satisfação dos públicos, de modo a selecionar focos estratégicos de
melhoria, para que, assim, haja condições para melhorar a relação estabelecida entre a instituição
e os seus consumidores. Ademais, num ambiente em que a oferta cultural é crescente, isto torna se cada vez mais relevante, no sentido de cativar públicos e de os fidelizar, o que se acredita ser
possível através de uma comunicação estratégica, integrada e holística.
Com base numa experiência de estágio vivida ao longo de três meses no Convento São Francisco,
foi redigido o presente relatório, que descreve a experiência de trabalho nesta instituição,
estudando a comunicação desenvolvida pela mesma, bem como o nível de satisfação dos públicos.
Através desta investigação, conheceu-se o perfil sociodemográfico do público do CSF e determinou se a relação que ambas as partes estabelecem. Identificou-se ainda a comunicação como área
prioritária de atuação na instituição, uma vez que foi identificada pelo público como a maior
debilidade. In an increasingly global society, with unprecedented access to information, it is important to think about the place where culture and cultural institutions belong. With the constant modification of communication models, all organizations must keep up with social and technological evolution, also developing their way of communicating with the public. The cultural sector is no exception, and must, more than ever, keep up with technology, reinventing and transforming itself, in order to feed and maintain its cultural consumers. Therefore, strategic communication is seen here as the key to maintain the relationship between cultural institutions and their audiences. The need for cultural places to develop strategic communication plans is assumed in order to allow them to identify, capture and maintain different audiences – something that must be strengthened, since communication in the cultural sector has been poorly explored by national institutions. It is also considered essential to become aware of the level of satisfaction of the public, in order to select strategic focuses for improvement, so that there are conditions to improve the relationship established between the institution and its consumers. Furthermore, in an environment where the cultural offer is growing, this becomes increasingly relevant to captivate audiences and build up their loyalty, which is believed to be possible through strategic, integrated and holistic communication. This report was written based on a three-month internship experience at Convento São Francisco and describes the work experience at this institution, studying the communication developed, as well as the level of satisfaction of the public of this organization. Through this investigation, the sociodemographic profile of the CSF audience was cognized and the relationship established by both parties was determined. Communication was also identified as a priority area of action in the institution, since it was identified by the public as its greatest weakness. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79278 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Micaela Alexandra Goncalves Santos.pdf | Relatório de Estágio | 3,76 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License