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TitleImpacto da formação executiva da UMinhoExec na gestão de carreira dos formandos
Other titlesThe impact of UMinhoExec Executive training on trainee´s self-management career
Author(s)Morim, Bárbara Maria Neiva
Advisor(s)Ferreira, Ana Paula
KeywordsAvaliação do impacto
Formação
Autogestão da carreira profissional
Modelo de Kirkpatrick
Assessment of impact
Career self-management
Kirkpatrick’s model
Trainin
Issue date19-Jun-2022
Abstract(s)O dinamismo, a complexidade e a volatilidade do setor económico do século XXI, marcado pela inovação e competitividade do mercado empresarial, exponenciou a procura e oferta de programas de formação executiva por entidades organizacionais e indivíduos. Para se adaptar e obter sucesso profissional, os profissionais procuram adquirir/atualizar conhecimento e competências (técnicas e transversais), através da participação voluntária e autónoma em programas executivos (PEs), que lhes permite suprir o desnivelamento entre o “sabido”, o “pretendido” pelo mercado, e as suas expectativas e objetivos a título individual. Desta forma, dado aos custos associados e influência que a formação executiva pode ter no percurso desempenho individual e organizacional, torna-se indispensável avaliar o impacto desta na vida profissional dos seus formandos. O projeto em questão, inserido no âmbito do 2ª ano do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, teve como principal objetivo definir um modelo avaliativo do impacto da formação executiva da UMinhoExec (unidade de serviço de formação executiva da EEG UMinho). Para isso, recorreu-se ao modelo de Kirkpatrick e etapas do processo formativo de Noe (2017), estruturando um modelo avaliativo assente nos quatro níveis de análise de Kirkpactrick (reação, aprendizagem, transformação de atitudes/ comportamentos e impacto), adaptando a última dimensão para a aferição do impacto a nível individual, através de três variáveis: (i) satisfação com os PEs, (ii) progressão na carreira e (iii) desempenho profissional (desenvolvimento de competências). Desta forma, com base em estudos já desenvolvidos, estabeleceu-se uma relação entre as variáveis e indicadores específicos, que permitem recolher dados, para a mensuração do impacto da formação executiva UMinhoExec na gestão de carreira dos seus Alumni. O modelo é operacionalizado através de um programa elaborado em Excel, e permite responder às necessidades e objetivos da instituição.
The dynamism, complexity, and volatility of the 21st century economic sector, characterized for the innovation and competitiveness of the business market, has expanded the demand and supply of executive training programs by organizational entities and individuals. In order to adjust and attain professional success, workers aim to develop/update knowledge and skills (technical and transversal), through voluntary and autonomous participation in executive programs, which enables them to bridge the gap between the “known”, the “intended” by the market, and their individual expectations and ambitions. Thereby, given the associated costs and influence that executive training can have on individual and organizational performance, it is indispensable to evaluate its impact on the professional life of all trainees. The main objective of this project is to define an assessment model of impact of UMinhoExec executive training programs on Alumni self-management career. To this end, we applied the Kirkpatrick’s model and the stages of the training process by Noe (2017), structuring an evaluative procedure based on Kirkpactrick's four levels of analysis (reaction, learning, transformation of attitudes/behaviours and impact). Thus, to answer the main question of this study, I adapted the last Kirkpatrick’s dimension, and analyzed the effects of training, not in an organization level, but at an individual one, examining the Alumni perceptions about the program and its outcomes at short, medium, and long term, through three variables: (i) satisfaction with EPs, (ii) career progression and (iii) professional performance (skills development). In this way, based on studies already developed, I linked the variables with specific indicators, and formulate a survey, which permits data to be collected and allows UMinhoExec to estimate the impact of their training programs on their Alumni's carrer managment. The model is operationalized through a program in Excel, and the outputs formulate a general response to all the stablished goals of the assessment process defined in the beginning of the internship.
TypeMaster thesis
DescriptionProjeto de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79274
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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  Until 2025-06-19
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