Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79273

TítuloElaboração de um plano de marketing: o caso de transição do software WinOPT para o software PRISMA da F3M
Outro(s) título(s)Developing a marketing plan: the case of transition from WinOPT software to PRISMA software from F3M
Autor(es)Pereira, Filipa Araújo
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Palavras-chaveEvolução tecnológica
F3M
Migração de clientes
Plano de marketing
Software de gestão de ópticas
Technological evolution
Customer migration
Marketing plan
Opticians' management software
Data4-Jul-2022
Resumo(s)O desenvolvimento tecnológico é uma constante e as empresas têm de adaptar a sua estratégia, de modo a conseguirem acompanhar o ambiente competitivo. Do ponto de vista do marketing, a redefinição do plano de marketing permite às empresas acompanhar a mudança no mercado e adequar as suas estratégias procedendo à inovação dos seus produtos, serviços ou processos. Este trabalho resulta de um estágio na empresa F3M Information Systems S.A.. A empresa solicitou a elaboração de um plano de marketing para o lançamento de um novo produto, que resulta da evolução de um já existente. Este relatório tem, assim, como objetivo a elaboração de um plano de marketing que permita uma maior migração dos clientes atuais do produto anterior – WinOPT - para o novo produto – PRISMA. No âmbito da elaboração deste plano foi feito um estudo dos consumidores que teve como pergunta da investigação: As potenciais futuras funcionalidades do software PRISMA influenciam a intenção de migração? E qual a probabilidade de migração?. Para este estudo, recorreu-se a dados primários através da aplicação de um questionário. Assim, o desenho da investigação foi baseado numa abordagem quantitativa apoiando-se na teoria positivista. O questionário foi aplicado aos atuais clientes do software WinOPT de modo a analisar as motivações que ainda não conduziram os atuais clientes do software WinOPT a adotarem o novo software PRISMA e a probabilidade de o fazerem num futuro próximo. Os resultados do questionário mostram que parte do atual mercado do WinOPT não tem conhecimento sobre o software PRISMA e que uma pequena percentagem tem uma ideia desfavorável sobre o mesmo. Um resultado igualmente observado na análise é a necessidade de inserção de certas funcionalidades no novo software que motivariam a migração de parte dos clientes. Neste sentido, é necessário o reforço da comunicação por parte da organização e a intensificação da evolução do PRISMA.
Technological development is a constant in human life and has brought many changes at the professional level. Companies must adapt their strategy to this new stage to be present in the competitive environment. The redefinition of the marketing plan has been a major concern for several companies, proceeding with the innovation of their products, services, or processes. In the case of F3M Information Systems S.A., where I did my internship, a new product was developed from the evolution of an existing one. This report aims to elaborate a marketing plan that allows a higher migration of current customers from the previous product - WinOPT - to the new product - PRISMA -, and has as research question: Do the potential future functionalities of PRISMA influence the migration intention? And what is the probability of migration? The data collection for this report was done by applying a questionnaire that focused on obtaining primary data, so the research design was based on a quantitative approach supported by positivist theory. This data collection procedure was applied to current WinOPT customers to analyze the motivations that have not yet led current WinOPT customers to adopt the new PRISMA software and the likelihood that they will do so in the near future. It was concluded with this analysis that part of the current WinOPT market has no knowledge about the PRISMA software and that a small percentage has an unfavorable idea about it. A result also observed in the analysis is the need for the insertion of certain functionalities in the new software that would motivate the migration of part of the customers. In this sense, it is necessary for the organization to strengthen communication and intensify the evolution of PRISMA.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79273
AcessoAcesso embargado (3 Anos)
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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  Até 2025-07-04
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