Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79223

TítuloSinergia entre mobiliário de luxo e sustentabilidade: projeto aplicado à marca Essential Home
Outro(s) título(s)Synergy between luxury furniture and sustainability: project applied to Essential Home
Autor(es)Spinola, Daniel Jesuíno Teixeira
Orientador(es)Heath, Maria Teresa Soares Pereira
Palavras-chaveColeção sustentável
Comportamento de compra
Marketing e sustentabilidade
Mobiliário de luxo sustentável
Plano de marketing
Sustainable collection
Purchase behaviour
Marketing and sustainability
Sustainable luxury furniture
Marketing plan
Data22-Jul-2022
Resumo(s)É cada vez mais notável uma maior consciência sustentável face aos vários problemas que enfrentamos atualmente, obrigando os diferentes setores empresariais a unir esforços para os combater. Este projeto foi desenvolvido tendo o setor de mobiliário de luxo como foco principal, setor este caracterizado pela utilização de materiais de alta qualidade e inimigos do ambiente. Esta referida alta qualidade é regularmente associada, tanto por clientes finais como pelos próprios designers de interiores, a materiais de origem animal, nomeadamente os variados tipos de couro, condicionando a vida de vários animais ou, por exemplo, a madeiras naturais que são extraídas de árvores de todo o mundo, contribuindo, desta forma, para a desflorestação do planeta. Assim sendo, este trabalho de projeto sustenta-se através de um enquadramento teórico com base em revisão de literatura, onde o foco gira em torno dos fatores que influenciam o comportamento de compra de mobiliário de luxo sustentável. As evidências teóricas tornaram-se, então, a base para a criação do elo de ligação com a vertente prática intrínseca a um trabalho de projeto. Mas, afinal, não será possível produzir peças de mobiliário igualmente requintadas e ostentosas com recurso à cortiça, por exemplo? Com base no enquadramento teórico e após um estudo qualititativo feito a partir de entrevistas em profundidade a três grupos de participantes diferentes – clientes finais, designers de interiores e marketers – a vertente prática passou pela criação de uma nova coleção sustentável de mobiliário, com o contributo do designer de produto Pedro Meneses, com a subsequente ambição de a implementar na marca portuguesa Essential Home. De forma a complementar esta criação, desenvolveu-se também um plano de marketing com base no painel PM1P proposto por Allan Dib, de forma a definir ações estratégias para o lançamento e contínua promoção desta nova coleção sustentável de nome Essential Cork Collection.
It is increasingly remarkable a greater sustainable awareness in face of the various problems we face today, forcing the different business sectors to join efforts to combat them. This project was developed having the luxury furniture sector as main focus, a sector characterized by the use of high quality and environmentally unfriendly materials. This high quality is regularly associated, both by final customers and by interior designers themselves, to animal origin materials, namely the various types of leather, conditioning the life of several animals or, for example, to natural woods that are extracted from trees all over the world, thus contributing to the deforestation of the planet. Therefore, this project is sustained through a theoretical framework based on literature review, where the focus revolves around the factors that influence the purchase behaviour of sustainable luxury furniture. The theoretical evidence became, then, the basis for the creation of the link with the practical side intrinsic to a project. After all, isn't it possible to produce equally exquisite and ostentatious pieces of furniture using cork, for example? Based on the theoretical framework and after a qualitative study based on in depth interviews with three different groups of participants - final customers, interior designers and marketers - the practical side involved the creation of a new sustainable furniture collection, with the contribution of product designer Pedro Meneses, with the subsequent ambition of implementing it in the Portuguese brand Essential Home. In order to complement this creation, a marketing plan was also developed based on the PM1P panel proposed by Allan Dib, in order to define strategic actions for the launch and continuous promotion of this new sustainable collection named Essential Cork Collection.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79223
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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Daniel Jesuino Teixeira Spinola.pdfProjeto de Mestrado16,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

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