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https://hdl.handle.net/1822/79181
Título: | O papel da comunicação e do marketing dos governos locais no combate à pandemia: o caso do concelho de Vila Pouca de Aguiar |
Outro(s) título(s): | The role of local government communication and marketing in the fight against the pandemic: the case of Vila Pouca de Aguiar |
Autor(es): | Teixeira, Margarida Machado dos Santos |
Orientador(es): | Simões, Cláudia |
Palavras-chave: | Marketing social Mudança de comportamento Comunicação Pandemia Governos locais COVID-19 Social marketing Behaviour change Communication Pandemic Local governments |
Data: | 14-Jul-2022 |
Resumo(s): | O novo vírus SARS-CoV2 trouxe consigo uma realidade à qual todos tivemos de nos adaptar.
Neste âmbito, tentámos perceber qual o papel das autarquias locais em termos de marketing social e
comunicação, no sentido de combater os riscos e efeitos associados ao novo coronavírus. O presente
estudo pretende estabelecer uma relação entre a teoria das várias aplicações de marketing e de
comunicação, com aquilo que foi realmente feito pelos governos locais, mais precisamente no concelho
de Vila Pouca de Aguiar. Com base numa abordagem qualitativa, efetuaram-se 9 entrevistas a autarcas
locais e a uma responsável na parte da saúde, bem como um questionário direcionado à população, de
forma a perceber o impacto da sua comunicação e estratégia de marketing na mitigação dos efeitos da
pandemia no concelho. Através de uma análise fenomenológica interpretativa, conclui-se que o papel
dos autarcas foi sem dúvida de extrema importância, ainda que alguns erros expetáveis tenham sido
cometidos. A proximidade às pessoas, derivado do facto de ser um concelho com baixa densidade
populacional, permitiu estratégias mais próximas para com a população, para além do marketing
associado às redes sociais. Encontraram-se algumas limitações, que podem ser ultrapassadas com as
referências fornecidas para estudos futuros. The new SARS-CoV2 virus brought a reality to which we all had to adapt. Within the scope of this problem, we tried to understand what the role of local authorities was in terms of social marketing and communication, in order to combat the risks and effects associated with the new coronavirus. The present study intends to establish a relation between the theoretical study of the several marketing and communication applications, and what was actually done by local governments, more precisely in the municipality of Vila Pouca de Aguiar. Based on a qualitative approach, 9 interviews were done to local mayors and a health official, as well as a questionnaire directed to the population, in order to understand the impact of their communication and marketing strategy in mitigating the effects of the pandemic in the municipality. Through interpretative phenomenological analysis, it was concluded that the role of the mayors was undoubtedly extremely important, even if some expected mistakes were made. The proximity to the people, derived from the fact that this is a municipality with low population density, allowed strategies closer to the population, beyond the marketing associated to social media. Some limitations were found, which may be overcome with the references provided for future studies. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79181 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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