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https://hdl.handle.net/1822/79178
Título: | Plano de marketing digital - caso da empresa Lameirinho |
Outro(s) título(s): | Digital marketing plan – case of Lameirinho |
Autor(es): | Pereira, Mariana Vilela |
Orientador(es): | Simões, Cláudia |
Palavras-chave: | Marketing digital Lameirinho Estratégia Redes sociais Digital marketing Strategy Social media |
Data: | 14-Jul-2022 |
Resumo(s): | Num mundo onde as novas tecnologias e o digital estão presentes em quase todos os aspetos
da nossa vida, as empresas não seriam a exceção. Uma empresa que não aposte na vertente
digital do seu negócio certamente não terá um futuro promissor. O marketing de redes socias é
um dos elementos de inbound marketing mais importante na delineação de uma estratégia digital.
Esta investigação é o resultado de um estágio curricular na Lameirinho Indústria Textil S.A. onde
foi possível perceber o funcionamento do departamento de marketing e em grande parte do
departamento de e-commerce, do departamento comercial e da Administração. No decorrer do
estágio foi feita a caracterização da empresa, a perceção dos seus objetivos digitais e do seu
posicionamento digital bem como a análise da sua concorrência e dos seus mercados-alvo. Além
disto, a recolha dos dados analíticos das redes sociais possibilitou caracterizar um dos aspetos do
marketing mix, a promoção.
O atual relatório determina-se a analisar e a compreender o posicionamento da Lameirinho no
meio digital. O objetivo é elaborar um plano de marketing digital, com especial enfoque nas redes
sociais Facebook e Instagram de modo a que a empresa possa aumentar a sua notoriedade nos
meios digitais. Como principais entraves coloca-se a falta de recursos humanos e a falta de tempo
na criação de conteúdos digitais. Os resultados foram positivos tendo as contas de Instagram e
Facebook da Lameirinho aumentado o seu número de seguidores e algumas das publicações
criadas terem tido mais interações durante os meses de estágio. In a world where thechnologies and digital tools are part of almost every single aspect of our lives, companies could not be an exception. A company which does not invest on the digital side of their business will not certainly succeed in the future. Marketing in social media is by far one of the most important inbound marketing elements in the definition of a digital strategy. This research results from a curricular internship at Lameirinho Indústria Textil S.A. which made it possible to understand not only how the marketing department works and but also the e commerce department, the commercial and Board departments. Throughout the internship we tried to depict the company, get to know their digital aims and its digital positioning as well as to analyse its competitors and its target-markets. Furthermore, the collecting of analytical data from social media enabled the description of one of the features of the marketing mix – the promotion. The present report is expected to analyse and understand the positioning of Lameirinho in the digital context. The aim is to create a plan of digital marketing, with special emphasis on Facebook and Instagram so that the company might increase its popularity among digital media. The main obstacles to be found are the lack of human resources and the lack of time to create digital contents. The outcomes were positive considering the increasing number of followers that were seen both on Lameirinho’s Facebook and Instagram accounts as well as the number of reaction to the published posts during the internship period. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado de Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79178 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Mariana Vilela Pereira.pdf | Relatório de Estágio | 3,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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