Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79165
Título: | Internacionalização de software as a service: o caso da Healthium e do software Nutrium |
Outro(s) título(s): | Internationalization of software as a service: the Healthium and the software Nutrium case |
Autor(es): | Esteves, Eduarda Maria Santos |
Orientador(es): | Guimarães, Maria Helena |
Palavras-chave: | Internacionalização Software as a Service Reino Unido Nutrição Internationalization United Kingdom Nutrition |
Data: | 6-Jul-2022 |
Resumo(s): | A internacionalização de Software as a Service (SaaS) é potenciada pelo desenvolvimento
tecnológico e dos sistemas de comunicação. O conceito de software surgiu pela primeira vez no início
da década de 1840, através da criação do primeiro algoritmo inserido no primeiro computador digital.
Porém, foi a evolução da internet que impulsionou o surgimento do conceito de SaaS, dado que
facilitou a comercialização internacional deste serviço via online.
O presente relatório procura contribuir para o conhecimento sobre a internacionalização de SaaS
e relacionar a informação e literatura académica já existente sobre o assunto, com as práticas
implementadas por uma empresa cujo objeto de internacionalização é SaaS. Um elemento
fundamental para a sua realização foi a integração no estágio curricular na empresa Healthium,
responsável pela internacionalização do SaaS Nutrium - o software para nutricionistas.
Foi elaborado um estudo sobre a internacionalização deste serviço para o Reino Unido, no qual
se conclui que o SaaS Nutrium efetua o processo de internacionalização com base em dois modelos: o
modelo de Uppsala e a teoria das redes. A penetração em novos mercados tem como objetivo adquirir
novos clientes e obter reconhecimento a nível global. Para o efeito, a empresa recorre a cinco
abordagens de internacionalização: elaboração de estudos de mercado; localização do software,
aumento da brand awareness, posicionamento nos meios de comunicação do mercado-alvo; recurso a
serviços de consultoria sedeados no mercado-alvo. Sugere-se ainda que, de forma a aprimorar a sua
internacionalização para o RU, seja realizada uma melhoria na localização do serviço para o mercado,
sendo que se destaca a tradução do software para inglês britânico e a atualização da base de dados
alimentar “MacCance and Widdowson’s”. Internacionalizar SaaS, quando em comparação com
produtos físicos, acarreta menos custos em infraestruturas, transporte e armazenamento. Todavia, este
serviço também enfrenta desafios na sua internacionalização, entre os quais se destacam a dispersão
dos mercados e as políticas de proteção de dados aplicadas aos serviços comercializados via online. The internationalization of Software as a Service (SaaS) is enhanced by the development of technologies and communication systems. The concept of software first emerged in the early 1840s, through the creation of the first algorithm inserted into the first digital computer. However, it was the evolution of the internet that boosted the appearance of the SaaS concept, as it facilitated the international commercialization of this service via online. The present report intends to contribute to the existing knowledge on the internationalization of SaaS and to relate the information and academic literature already existing on the subject, with the strategies implemented by a company whose object of internationalization is SaaS. A fundamental element to write the report was the integration in the curricular internship at the company Healthium, responsible for the internationalization of the SaaS Nutrium - the software for nutritionists. A study was conducted on the internationalization of this service to the United Kingdom, in which it was possible to conclude that the SaaS Nutrium endorsed its internationalization process based on two models: the Uppsala model and the network theory. The penetration of new markets aims to acquire new customers and achieve global recognition. For this purpose, the company applies five internationalization approaches: market studies, software localization, increasing brand awareness, positioning within the media of the target market; use of consultancy services based on the target market. Furthermore, it is suggested that, in order to improve its internationalization in the UK, the localization of the service for that market should be improved, with an emphasis on the translation of the software to British English and the update of the “MacCance and Widdowson's” food database. Internationalizing SaaS, when compared to physical products, entails lower costs in infrastructure, transport and storage. However, this service also faces challenges in its internationalization, including the dispersion of markets and the data protection policies applied to services that are commercialized via online. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79165 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eduarda Maria Santos Esteves.pdf | Relatório de Estágio | 1,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons